Domingo, 13 de Outubro de 2024

Pe. Walmir Lima nega Secretaria de Saúde ao PTB

Publicado em 06/06/2015
Por Jailson Dias
bb20cd043fb450c3facad376f671.jpg
bb20cd043fb450c3facad376f671.jpg
Pe. Walmir Lima/Jailson Dias

Em recente entrevista ao Folha Atual o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), informou que não entregará a administração da Secretaria de Saúde ao PTB. A pasta foi pedida pelos líderes do partido trabalhista, ex-prefeito José Neri de Sousa e o seu filho, deputado estadual Ilcemar Lavor Neri,  quando da renúncia de Maria Cecília Lavor Neri, Xandú, da Secretaria de Governo.

Segundo o Pe. Walmir Lima seria injusto com a população picoense mudar novamente a administração da Secretaria de Saúde, uma das mais importantes da gestão municipal, apenas para manter aliados. Depois da primeira reunião com os líderes do PTB eles não mais se encontraram, mas o Pe. Walmir afirmou que aguarda um novo contato para dar sequência às negociações, sem que a Saúde esteja na pauta.

Quando indagado se já tem um nome para assumir a Secretaria de Governo, o prefeito afirmou que no momento essa pasta permanecerá vazia, sem ser preenchida, uma vez que tem sido possível administrar sem ela, por enquanto.

O Pe. Walmir também frisou que não pretende lotar ninguém nesse momento uma vez que essa secretaria em questão pode ser usada para as negociações futuras com o PTB. Dentre as funções da Secretaria de Governo, está a de coordenar a administração municipal com todas as outras pastas.

Mudanças

Desde 2013, quando Kléber Eulálio venceu as eleições municipais tendo o Pe. Walmir Lima como vice-prefeito, a Secretaria de Saúde já mudou de mãos quatro vezes. Ela começou sob a liderança de Ana Eulálio, que renunciou em 2015, passando para as mãos da enfermeira Conceição Portela. Após a posse do Pe. Walmir Lima essa pasta foi para Xandú, que ficou à sua frente por apenas uma semana, quando renunciou e o então secretário de Governo, José Venâncio, o Dudé, foi nomeado para a função. 

Xandú

Xandú nunca deu nenhuma entrevista sobre os motivos que a levaram a deixar a pasta do Governo, mas informações extraoficiais dizem que ela está mais interessada em cuidar dos projetos pessoais, uma vez que é fisioterapeuta de formação. Ela teria permanecido na administração pública apenas atendendo a um pedido do pai, o ex-prefeito José Neri de Sousa.

Comentários