A campeã olímpica Sarah Menezes caiu mais uma vez na estreia de um torneio internacional. Dessa vez foi no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Nesta sexta-feira (30), a piauiense tentou reverter o resultado adverso, mas acabou superada por Ebru Sahin, da Turquia, e foi eliminada do torneio.
A turca tomou a iniciativa do combate e, faltando três minutos para o fim do confronto, Sarah Menezes por pouco não perde a luta. A piauiense sofreu um wazari que poderia ter virado Ippon e ficou em desvantagem.
Desde então, o combate passou a ser apenas da brasileira. Sarah Menezes tentou encaixar seus golpes - e até conseguiu. Faltando menos de dois minutos para o fim, o árbitro da luta assinalou um yuko para a piauiense, pontuação menor que o wazari, mas que já ajudaria a recolocar a campeã olímpica em condições de virar o confronto. Porém, após outros árbitros analisarem o golpe por meio de vídeo, a pontuação foi retirada.
Não bastasse o placar, a postura defensiva de Ebru Sahin virou outro obstáculo para Sarah Menezes, que dominou o resto da luta, mas não conseguiu outra pontuação.
Faltando menos de um ano para os Jogos Olímpicos, Sarah Menezes teve a chance de conseguir um resultado animador, que afastasse a má impressão de competições anteriores. Mas acabou derrotada pela 16ª colocada do ranking mundial - a piauiense é hoje a 14ª. Nos próximos meses, a judoca deve participar de uma série de treinamentos fora do Brasil para reforçar sua preparação para a Olimpíada.