Através de um convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Bocaina, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social foi lançado oficialmente na manhã de domingo, 25, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) no município de Bocaina. O referido programa visa proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer garantindo o direito ao lazer para as pessoas idosas ou a partir dos 45 anos.
Com o lema “O lazer vai tomar conta da cidade e a cidade vai tomar conta do lazer”, serão desenvolvidas no município por meio do programa atividades esportivas (alongamento, caminhada orientada, dança aeróbica, voleibol, futebol e vôlei), oficinas (artesanato, jardinagem, reflexão e saúde, xadrez, dominó, jogos de memória) e atividades sociais (passeios, forró da terceira idade, encontro de grupos).
No município o núcleo implantado é o “Vida Saudável” que desenvolverá atividades com pessoas da sede do município e da zona rural através dos subnúcleos instalados nos povoados Varjota e Malhada.
A programação de lançamento do PELC em Bocaina aconteceu logo cedo com uma caminhada pelas principais ruas da cidade. De volta ao Ginásio Poliesportivo houve a fala das autoridades, como também, explanação sobre o programa e apresentação cultural coordenada pelo Grupo de Jovens da cidade que abordou a importância da conservação da água e do meio ambiente.
Os participantes do evento participaram de lanche e forró da Melhor Idade animado pela Banda Chamego. No local do evento também foi oferecido para os idosos a realização de teste de glicemia e aferição de pressão, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em entrevista o prefeito José Luís de Barros destacou a importância da implantação do PELC no município. “Nos dias atuais é muito difícil a participação dos idosos na vida social, com isso, aderimos a este programa no sentido de oferecer além da prática de atividades físicas também momentos de lazer para as pessoas da Terceira Idade. Parabenizo a secretária Toinha pelo esforço que vem conduzindo estas ações aqui em Bocaina”.
Já a secretária municipal de Assistência Social, Antônia Leal de Barros, lembrou que a meta do programa no município é atender 200 pessoas. “Por meio do PELC queremos possibilitar a população acima de 45 anos momentos de encontros, lazer, educação e de educação física no sentido que possa ter uma vida mais saudável com muito mais alegria e saúde”, destacou.
Além do prefeito e da secretária esteve presente na solenidade de lançamento do programa a primeira-dama Dineves; o secretário de saúde Pedro Luz; o vereador presidente da Câmara, Zé Filho; a equipe do PELC no município (Ana Carolina e Vanilda Batista – coordenadoras, Karen Gisely e Luana Gondim – agentes sociais e também Jacira Luz – educadora física); idosos e o povo em geral.