Sábado, 19 de Abril de 2025

Coligação adversária pede cassação do mandato do prefeito Kleber Eulálio

Publicado em 27/03/2013
Por Jailson Dias
524ce263e1c2a915c74094d729cf.jpg
524ce263e1c2a915c74094d729cf.jpg
Coligação encabeçada pela candidata Belê dá sequência a processo/Jailson Dias

A coligação “Unidos para fazer muito mais” formada pelos partidos: PSB, PRP, PP, PPS, PMN e PV, encabeçada pela deputada estadual Tasmânia Gomes de Medeiros, Belê, que disputou a prefeitura de Picos em 2012, entrou com uma ação pedindo a cassação do mandato do atual prefeito de Picos, Kleber Eulálio (PMDB), que encabeçou a coligação “A mudança que o povo quer”, formada pelos partidos: PDT / PT / PTB / PMDB / PSL / PSC / DEM / PTC / PSDB / PSD / PC do B / PT do B.

Segundo informações do advogado Mark Neiva, que assessorou juridicamente a coligação da deputada nas eleições de 2012, teria sido constatado a utilização de camisetas com a inscrição: “Voto no 15 de graça”, por parte de partidários do prefeito Kleber Eulálio.

“Foi constatado no período da campanha, em determinadas caminhadas, foram vistas dezenas de camisetas com os dizeres: ‘Voto no 15 de Graça’, e isso leva de forma tendenciosa a uma forma de propaganda que é vedada pela legislação atual e que regia o pleito 2012, conforme a Lei N° 9504 e a Resolução 23370 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, explicou.

Ele diz ainda que as mesmas pessoas usaram essas camisetas em mais de um evento, até particulares. As fotos foram postadas nas mídias sócias, em especial o facebook. Mesmo que o prefeito Kleber Eulálio não tenha autorizado ou feito a solicitação para que seus correligionários e eleitores utilizassem essa camiseta, Mark Neiva informa que ele pode ser penalizado com a cassação do mandato político porque saberia da utilização desse material.

Representa o prefeito Kleber Eulálio, o advogado Tiago Saundres. Ele aparenta tranquilidade e diz acreditar que o processo não vingará uma vez que o Prefeito não distribuiu as propaladas camisetas.

Tiago informou que as pessoas adquiram as camisetas por conta própria, e uma vez mencionadas na ação judicial, já foram convocadas e arroladas como testemunhas nesse processo. “Todos já reuniram suas notas fiscais nesse processo, nós não temos dúvida alguma de que esse processo aí não vai lograr êxito de maneira alguma”, declarou.

Quando perguntado se não haveria repercussão para o prefeito, mesmo que ele não tivesse pagado ou autorizado o uso desse material, Tiago Saunders entende que a manifestação dos eleitores pode acontecer de “forma livre e silenciosa”. “O que não pode ser feito é o candidato ofertar ao eleitor”, declarou.

A ação foi impetrada junto a Justiça Eleitoral ainda em 2012, portanto, no calor da campanha, entre os dias 26 e 27 de setembro. A audiência que definirá sobre o futuro político do prefeito acontecerá no dia 14 de março, na Justiça Eleitoral de Picos. Presidirá a audiência o juiz titular da 10° Zona Eleitoral, Adelmar de Sousa Martins.

O advogado Tiago disse que pedirá um adiamento de dez dias a partir dessa data, em decorrência de uma viagem que já estava previsto para realizar há seis meses.

Comentários
mourinha
02/03/2013 23:13:34
Dr Mark vá estudar mais para defender causas mais importantes. Essa realmente é falta de TRABALHO.
JOSÉ GOMES DE LIMA
02/03/2013 16:17:12
Isso é despeito da Dep.BELÊ, em virtude de ter perdido as eleições no pleito municipal de outubro/13. Agora é a vez da mesma redimir-se junto aos professores piauienses, em virtude de ter sido relatora do projeto de lei e ter votado contra os interesses dos professores. Essas picuinhas de camisetas não levam a nada. Ela vai querer se reeleger nas próximas eleições de 2014 à Deputada Estadual e deveria ser solidária com o atual Prefeito Kleber Eulálio, pedindo ao Governador e votando leis para beneficiar e melhorar as condições de vida do povo picoense. Ela fazendo isso, eleitores que não votaram nela pra Prefeita, vão rever as suas posições de votos no próximo pleito e votar na mesma para Deputada. Muitos professores que ficaram com mágoa da Belê, nas próximas eleições de 2014, iram apoiar a sua candidatura. O Correto é não ter mágoa de ninguém e não ficar fazendo futricas que não levam levam a nada, só desgaste político perante os eleitores picoense. BELÊ! Esqueça o que aconteceu!
aridnecam@hotmail.com
01/03/2013 11:47:14
olha o q não poderia aconteceu campanha politica dentro de escolas da secretaria de educaçao e mais justiça pra vc Bele que forçava os funcionaris irem aos comiçios axa pouco
eleitor
01/03/2013 11:02:30
Dr. Tiago o sr. analisou as datas das notas fiscais com suas respectivas numerações? acho que não. rsrs