Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

43% da frota de veículos está irregular

Publicado em 01/05/2015
Por Marta Soares
a2c6bdf91b8266a02c4e5e51d52c.jpg
a2c6bdf91b8266a02c4e5e51d52c.jpg
Picos possui um frota de 46.962 veículos, entre carros, motos e caminhões/Marta Soares

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito, Detran-PI, Arão Martins, em visita à Picos, afirmou que pelo menos 43% da frota de veículos, entre carros e motos, estão em situação irregular junto ao órgão. O número é pouco inferior à média estadual, que é de 45%. Segundo o diretor, estes números são altos e preocupam o órgão, que tem tomado medidas para reduzir o número.

Todos os anos, os proprietários de veículos tem que pagar três impostos que são obrigatórios: o IPVA, taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e o DPVAT.

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, deve ser pago todos os anos. O tributo pode ser pago em uma parcela única (com desconto) ou em três parcelas sem juros. O vencimento é de acordo com o número do final da placa. Por exemplo, se sua placa termina com o número 1, o vencimento do seu boleto será em Janeiro.  

DVPAT
O DPVAT é um seguro obrigatório e não tem nenhuma ligação com o seguro que você paga a parte para o seu veículo. O DPVAT serve para indenizar vítimas de acidentes de trânsito. Este seguro é muito importante pois ajuda ao acidentado a arcar com os custos com tratamentos médicos.

TAXA DE RENOVAÇÃO DO LICENCIAMENTO ANUAL DO VEÍCULO (TRLAV)
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deve ser renovado todo ano. O novo documento chegará em sua casa se tiver quitado o IPVA e o DPVAT dos últimos 5 anos e também não haja multas. Para que o novo documento seja emitido é preciso pagar o TRLAV (Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo), o seguro obrigatório DPVAT e o IPVA.

Caso o piloto ou motorista sejam flagrados com estes documentos em atraso, o mesmo será multado e terá o veículo retido até que esteja regular.

Picos possui um frota de 46.962 veículos, entre carros, motos e caminhões. Destes, 23.504 estão regulares e 23.458 estão irregular.

FA

Comentários