Mais de 60 alunos do 8º ano do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) participaram na manhã de sábado, 26 de setembro, de uma Aula de Campo, oportunidade que conheceram mais sobre a história do Rio Guaribas. A visita começou na cidade de Picos, passando por diversos trechos do rio nos município de Sussuapara, Bocaina, São João da Canabrava até São Luís do Piauí, aonde fica a nascente do rio.
Intitulado como “Rio Guaribas: conhecer para preservar”, o projeto teve seu início no ano passado e de acordo com o professor de geografia, Valdeir Alves, que acompanhava os alunos, o objetivo do projeto é valorizar a microrregião e o Rio Guaribas que, segundo ele, vem sofrendo há décadas com o descaso público e também com a falta de preservação por parte da população.
Durante o percurso os alunos ouviram do geólogo Edmar Leal; da senhora Francisquinha, de 88 anos e moradora da localidade Varjota, zona rural de Bocaina; e ainda, do professor Cláudio Roberto e do ex-prefeito de Bocaina, Francisco Macedo Neto, sobre questões hídricas, a importância do Rio para moradores da região, os prejuízos causados com a estiagem que baixou o nível do rio e da Barragem de Bocaina e as mudanças ocorridas nos últimos anos no Rio Guaribas.
Acompanhavam os alunos as Irmãs Norma e Luciene; Josimary Santos, coordenadora das séries finais do Ensino Fundamental; Mercês, coordenadora de disciplina e os professores Valdeir Alves (geografia), Ana Patrícia (artes) e Regiane (espanhol).