As religiosas pertencentes à Diocese de Picos ganharam uma tarde especial na última segunda-feira, 21. As Irmãs, como assim são conhecidas carinhosamente pela comunidade católica, se reuniram com o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa no Brasil, oportunidade que apresentaram um pouco de seus trabalhos e ouviram do Núncio uma mensagem de fé e esperança. O encontro aconteceu no Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) e contou com a presença de religiosas das mais diversas congregações.
“Para nós foi um momento de benção e graças. Pudemos sentir na pessoa de Dom Giovanni a presença do Papa, mas também de Deus. Ele veio e com sua presença pôde revigorar a vida religiosa de cada uma de nós, além de trazer a mensagem que o Papa gostaria de repassar, onde nos convoca a ser uma presença de alegria, de fé e de esperança para tantos que ainda precisam”, destacou a Ir. Ana Teresa, diretora geral do IMH e anfitrião do encontro.
Ao chegar à instituição Dom Giovanni foi recebido pelas religiosas e por alunos da escola que entoavam canções de acolhimento. Já reunido com as religiosas, o Núncio Apostólico ouviu as boas vindas das Irmãs Cordimarianas Ana Tereza Cunha e Luciene. Logo em seguida a Ir. Augusta, coordenadora da Conferência das Religiosas do Brasil (CRB) em Picos, apresentou por meio de slides alguns momentos de atuação das religiosas na Diocese.
Logo após as participantes de cada congregação se apresentaram ao Núncio destacando suas funções nos locais que atuam e já atuaram. Por fim Dom Giovanni D’Aniello, que esteve durante todo tempo ao lado do bispo Dom Plínio José Luz da Silva, dirigiu suas palavras para as Irmãs.
“Percebe o tanto que são unidas umas com as outras e o quanto são felizes em servir a está Diocese. Que continuem a ser este fermento na sociedade dando este grande apoio a Igreja e ao seu povo”, ressaltou em um dos momentos de sua fala.
Em entrevista Dom Plínio José destacou a visita do Núncio na cidade de Picos como um momento admirável, onde teve oportunidade de conhecer melhor e sentir o quanto ele representa tão bem o santo padre. “Muito admirável esta experiência com o Dom Giovanni, primeiro pela sua simplicidade que se apresentou no meio do povo e também como se envolve com os fiéis, cumprimentando jovens, abraçando idosos e crianças. Foram encantadoras todas as palavras dirigidas por ele aos jovens, aos padres e religiosas, como também aos leigos. Foi pouco tempo, mas um tempo que integra a história dos 40 anos de nossa Diocese. Ele trouxe o jeito do Papa que é o de levar a mensagem da unidade, da proximidade e de ir ao encontro do outro. Sua visita será inesquecível para mim e para nosso povo”, finalizou.
Religiosas durante encontro com Núncio Apostólico Dom Giovanni D'Aniello
SOBRE A VISITA
Durante entrevista concedida ao repórter Edson Costa o Núncio Apostólico manifestou sua alegria pelos dias que esteve visitando o município de Picos. Em poucas palavras ele expressou seus sentimentos com a viagem: “A cada dia que passei aqui foi uma sensação nova que me deixou muito contente e alegre. Senti que a Igreja aqui está presente e a disposição de todos e é isto que nosso Papa pede. Que continuemos sempre fazendo isto”.
Dom Giovanni D'Aniello, representante do santo padre no Brasil