Começa a se tornar um ponto central de discussão na cidade e região de Picos. Cada vez mais pessoas conseguem o sonhado diploma do curso superior, mas não investem na carreira, escolhem, tão somente, prestar concurso público em busca da “estabilidade financeira”. No entanto, para os jovens Lukas Lopes, Rodrigo Lima de Sousa e Adeilson Sousa, a capacitação constante e o empreendedorismo são as chaves para vencer o momento de estagnação econômica enfrentado pelo Brasil.
O administrador Lukas Lopes, formado pela UESPI de Picos, informou que a Iniciativa Empreendedora do Piauí (IEPI), fundada por ele e os dois colegas citados oferece o curso: “Profissional do futuro – Faça da crise uma oportunidade”, em que são abordados temas como gestão de negócios, marketing e empreendedorismo.
O curso tem duração de três meses e além das aulas presenciais aos sábados, também oferece acompanhamento através da internet, em uma plataforma cujo conteúdo pode ser disponibilizado para o aluno através de um smartphone. A equipe tem buscado parcerias com prefeituras da região, mas o único pedido é de um espaço físico para a ministração das aulas, como escolas.
Cursos como esse podem ajudar a amenizar a situação das prefeituras das pequenas cidades, onde as pessoas querem a todo custo ser empregadas da administração municipal. Essa situação se mostra mais difícil, especialmente com a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de renda das prefeituras.
“Em um momento de crise como esse é fundamental que se estimule essa qualificação profissional”, explicou Lukas Lopes.
Lukas destacou que mesmo com a crise as pessoas capacitadas não ficam desempregadas, daí a necessidade de estar buscando novos empreendimentos e até preparação psicológica.
Rodrigo Sousa afirma que a IEPI tem tentado mudar a cultura local voltada exclusivamente para concursos públicos e mostrar às pessoas que a capacitação constante e a busca de conhecimentos podem garantir a inserção no mercado de trabalho, cada vez mais concorrido.
A sede da IEPI está localizada no Terminal Rodoviário Zuza Baldoíno, box 14.