Sábado, 15 de Novembro de 2025

Secretario de Saúde declara não sofrer intervenções políticas

Publicado em 10/04/2015
Por Jailson Dias
56113876ea70bc6816f06744f297.jpg
56113876ea70bc6816f06744f297.jpg
Secretário de Saúde, José Venâncio, o Dudé/Jailson Dias

Há um mês a frente da Secretaria Municipal de Saúde de Picos o titular da pasta, José Venâncio, o Dudé (PT), declarou em entrevista ao Jornal Folha Atual que não tem sofrido intervenção política durante a sua gestão. Ele afirma que o diálogo com os vereadores e lideranças políticas que compõe a base aliada tem sido fundamental para esse equilíbrio, especialmente após as demissões efetuadas no início da gestão do Pe. Walmir Lima.

“Nós estamos sendo compreendidos no tocante aos ajustes administrativos que impusemos aqui dentro, exemplo a contratualização dos prestadores e o enxugamento da folha de servidores também é um desafio”, comentou.

Para o Secretário, que possui experiência política como vereador e se tornou um dos braços direitos do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), a forma como a Saúde tem sido gerida conta com o apoio dos políticos. “Eu diria que estamos em estágio aceitável”, comentou.

Como uma das pastas mais importantes do município, se não a mais importante, a Secretaria de Saúde acaba sendo muito visada pelos cabos eleitorais que ajudaram na vitória de uma chapa política, cobrando cargos e favores. A primeira secretária da administração Kléber Eulálio, Ana Eulálio,  deixou a Saúde após alegar sofrer pressões de dentro do grupo e não contar com o apoio do gestor.

Já com ascensão do Pe. Walmir Lima houve toda uma negociação com o grupo político do ex-prefeito José Neri de Sousa, culminando com a nomeação da sua filha, Cecília Maria Lavor Neri, Xandú, que ficou pouco tempo na secretaria e saiu sem jamais explicar os motivos. Coube então a Dudé ser o responsável por esse cargo que passava por uma crise.

Em declarações anteriores o Pe. Walmir Lima afirmou que o período em que a Secretaria de Saúde foi administrada interinamente gerou um prejuízo administrativo quanto a não adesão a programas importantes, uma vez que não se sabia qual seria o futuro da pasta.

Recentemente o ex-prefeito José Neri de Sousa se manifestou publicamente criticando a saída da filha da Saúde e acusando o Pe. Walmir de não dar a devida atenção aos aliados.

Comentários