Sábado, 12 de Outubro de 2024

Ineficiência da CODEVASF prejudica agricultores do povoado Torrões

Publicado em 08/04/2015
Por Jailson Dias
ff50ffe90e90fa6998a9650d2f4d.jpg
ff50ffe90e90fa6998a9650d2f4d.jpg
Secretário fala sobre as soluções uscadas para os agricultores/Jailson Dias

Os poços já foram perfurados, mas á água não chega até as lavouras dos agricultores do povoado Torrões de Picos, famoso pela existência da COMAVEG, que produz e revende doces de goiaba e banana na região. Os líderes da cooperativa procuraram o vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PSB), e a Prefeitura que eles intermedeiem com a CODEVASF a instalação do sistema de abastecimento.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, José Antônio, declarou os agricultores precisam com urgência que a rede de distribuição de água seja concluída para que possam irrigar as plantações. “Nós iremos a CODEVASF para que possam nos ajudar”, comentou o Secretário.

Além da conclusão do sistema de distribuição de água, José Antônio informa que estará solicitando da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR) os kits de irrigação. “Os kits serão partes desse processo onde eles estarão otimizando o uso dessa água”, comentou.

Até recentemente os agricultores usavam a água do rio Guaribas para irrigarem as suas plantações, mas o volume foi diminuindo gradualmente à medida que as comportas da barragem de Bocaina foram sendo fechadas e proprietários de terra ao longo da extensão do rio, em especial na Sussuapara, foram desviando a água. Daí a importância dos poços.

“Nesse momento não há utilização da água oriunda da barragem de Bocaina para eles irrigarem a sua comunidade”, explicou.

Segundo informou o vereador Renato o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, já se deslocou a Teresina buscando da SDR e da CODEVASF a conclusão do projeto que teve início ainda em 2013 e deveria ter sido concluído em seis meses. “Estamos exigindo que esse projeto seja concluído o mais rápido possível”, frisou.

Além da rede distribuição de água e kits de irrigação, falta também a instalação de transformadores nos postes de energia elétrica da região.

Desrespeito

Com o início do mês de setembro começa uma grande dor de cabeça que é o abastecimento de água nas comunidades rurais, cuja responsabilidade é da Prefeitura. O secretário de Agricultura informou que um dos grandes problemas diz respeito ao uso irracional da água, uma vez que proprietários de terra utilizam a mesma para irrigação de lavouras, quando deveria servir apenas para o consumo humano. Dessa forma, acaba faltando para todo mundo.

Comentários