Contando com a participação de familiares do professor Zé Bispo, homenageado do evento, o Salão do Livro do Vale do Guaribas (SALIVAG) foi aberto oficialmente na noite da quarta-feira, 09, devendo se estender até o próximo domingo, 13. Como nas duas edições anteriores o Salão do Livro está sendo realizado no Estádio Helvídio Nunes de Barros.
Antes da abertura oficial do SALIVAG o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, lembrou, em entrevista a imprensa, que o evento cresceu, mesmo contando com o descrédito de algumas pessoas em sua primeira edição. “Picos é uma terra de cultura, é uma terra de artistas, mas muitos deles não são valorizados. E Salão do Livro nada mais é do que a oportunidade de tornar visível e conhecido a cultura de nossa cidade”, comentou.
Falando sobre a mudança do nome que nas duas primeiras edições chamava-se SALIPicos e nesse ano passou a ser denominado SALIVAG, o prefeito garantiu que não houve decisão judicial que tenha obrigado a administração a escolher outro nome. Ele explicou que o evento não é apenas de Picos, mas de toda a região, contando inclusive com mais patrocinadores.
“O evento em si não muda o seu objetivo que é divulgar o conhecimento, a cultura, ele só toma uma dimensão maior”, comentou o Pe. Walmir.
Na abertura, a filha do professor Zé Bispo, Camila Borges Feitosa de Sousa Bispo, fez uso da palavra e agradeceu a homenagem prestada ao seu pai, que mesmo sofrendo de deficiência visual exerceu o magistério até o fim da sua vida. Ele foi professor de muitos profissionais que hoje estão inseridos no mercado de trabalho e sempre o lembram saudosamente.
O professor José Bispo faleceu em 2007, aos 68 anos de idade, vítima de infarto. Ele conviveu com a cegueira por 20 anos. A palestra de abertura foi proferida por Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, intitulada: “Professor José Bispo - um mestre exemplar”.
Além dos stands para a comercialização de livros o SALIVAG também oferece um espaço para lanches, tendas temáticas, auditório para as palestras, além de um palco para apresentações musicais.
Palestrarão nos próximos dias: Isaac Folha; Fabrício Carpinejar; Rego Júnior; Lilia Diniz; Graziani Fonseca; Paulo Mafra; Marcelo de Jesus Monteiro; Arleni Portelada; Ana Miranda; Gilson Chagas; Thiago E.; Nilsângela Cardoso Lima; Assis Brasil; Beto Brito e Horácio Almeida.