Mantendo viva uma tradição de 165 anos na cidade de Picos, milhares de devotos de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do município, lotaram a Praça Justino Luz na manhã deste sábado, 15 de agosto, para participar da Missa Solene da Festa em honra a santa Padroeira. Várias foram às manifestações de fé expressadas pelos fiéis durante toda celebração que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo bispo emérito Dom Augusto Rocha e pelos padres Francisco Pereira (pároco da paróquia), Adalto Vieira, Ferdiran Fontes, David Barros, Flávio Santiago, Francidilso Silva e padre Francisco Bezerra que atualmente reside na Itália.
Durante as nove noites que antecederam a Missa Solene a Igreja Matriz permaneceu lotada durante as celebrações. Ao meio dia houve ainda Ofício de Nossa Senhora e a partir das 18h00 Reza do Terço. No final de cada celebração os fiéis também participaram das quermesses.
“Foi uma festa com a cara do Jubileu. A participação dos fiéis mais uma vez foi grande. Percebemos a alegria do povo de estar presente se sentindo participante da Igreja de Deus que está aqui em Picos e isto é uma grande graça que Deus concede no coração deste povo”, destacou Dom Plínio José.
Quem também fez questão de participar da celebração festiva foi o bispo emérito Dom Augusto Rocha (1º bispo de Picos) e o padre Bezerra que por muitos anos coordenou a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. Em entrevista a nossa reportagem eles expressaram suas alegrias de retornarem a Picos.
Dom Augusto e padre Bezerra fizeram questão de estar presentes
“Muito feliz em ver o povo em massa para se aproximar de Nossa Senhora na busca de encontrar o caminho mais rápido para chegar a Jesus, Ela que é a intercessora e educadora do povo. Vejo confirmada a fé do povo picoense a Nossa Senhora dos Remédios”, disse Dom Augusto.
Já o padre Bezerra se apresentou emocionado ao retornar a Picos depois de alguns anos residindo na Itália. “Sinto-me emocionado, pois Deus me deu a graça deste ano está aqui para comemorar meus 30 anos de vida sacerdotal (completou no dia 04 de agosto) e também participar desta Festa em honra a Nossa Senhora dos Remédios. A participação deste povo encanta a qualquer um e enche meu coração de alegria”, ressaltou.
No final da celebração o padre Chiquinho, coordenador do evento, fez vários agradecimentos para as pessoas que contribuíram na realização do festejo.
O Festejo este ano, que marcou a 165º Festa em honra à ypadroeira, teve como tema “Com a Virgem dos Remédios, mãe servidora, viver o Jubileu”. A programação teve início ainda no dia 05 de agosto e encerra às 16h00 deste sábado, 15, com a Missa da Dedicação da Catedral e logo em seguida procissão percorrendo ruas e avenidas da cidade com a Imagem da padroeira retornando para a Igreja Matriz onde haverá a Benção do Santíssimo Sacramento e Arreamento da Bandeira de Nossa Senhora dos Remédios que foi hasteada no início do festejo.