Sábado, 12 de Outubro de 2024

SISAR realiza reunião para prestação de contas

Publicado em 25/02/2015
Por Marta Soares
626b3afa3f2d85a9e60098ca868f.jpg
626b3afa3f2d85a9e60098ca868f.jpg
Reunião/Erivan Costa

O SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí, com sede em Picos, realizou hoje a 47ª reunião do Conselho Administrativo e Fiscal. Na reunião foi apresentada a situação administrativo-financeira, funcional, técnica e social do mesmo, referente ao período de abril a junho deste ano.

O SISAR faz parte do programa de fomento ao saneamento rural para garantir o abastecimento de água na zona rural do Piauí, onde o objetivo é universalizar o acesso a água. A sede do SISAR atende a cerca de 40 sistemas em todo o Estado, atingindo uma média de 30 mil habitantes.

Na região de Picos três comunidades são atendidas pelo SISAR, são os povoados: Torrões, Curralinho e Coroatá. “Nosso papel é universalizar o acesso a água. Muitas vezes um prefeito entrega um poço em uma comunidade, mas quando acontece de quebrar uma peça, queimar um motor ou algo assim, normalmente a prefeitura demora em trocar a peça ou em consertar o motor queimado, prejudicando a população que precisa de água. Nós conseguimos fazer com que as comunidades rurais sejam autossuficientes e autossustentáveis, onde cada comunidade possui seu abastecimento de água e é responsável por ele, a comunidade é que passa a ser responsável pela manutenção e funcionamento do sistema, pagando um valor muito inferior ao que é cobrado pela empresa convencional de abastecimento de água”, disse Gilberto Gomes de Medeiros, Coordenador de Fomento ao Saneamento Rural.

Comentários