Sábado, 05 de Outubro de 2024

Apenas três ambulâncias do SAMU atendem ocorrências em Picos

Publicado em 18/03/2013
Por Jailson Dias
ed073867d7977c1fa3fe070d9652.jpg
ed073867d7977c1fa3fe070d9652.jpg
Três ambulâncias prestam serviço de socorro a população/Jailson Dias

Ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Picos no início de 2013, Ana Eulálio disse ter encontrado apenas uma ambulância em funcionamento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), duas estariam “sucateadas” e outras duas na oficina passando por reparos mecânicos. Dessa forma, nesse momento, apenas três ambulâncias estão atendendo as ocorrências verificadas na cidade.

“Nós tínhamos em Picos uma frota de cinco ambulâncias, dessas, duas nós encontramos totalmente sucateadas, essas ambulâncias deveriam ter sido devolvidas até para que Picos pudesse pleitear novas ambulâncias”, declarou. Ele informa que essa é uma das metas da atual administração, renovar a frota de ambulâncias do SAMU.

No entanto, a atenção da atual gestão da Secretaria de Saúde está voltada também para a capacitação dos profissionais que fazem o SAMU de Picos. Dessa forma haverá uma reunião com a Coordenação Geral do SAMU do Piauí para tomar algumas providências.

“Inúmeras questões vão precisar ser repensadas com relação ao funcionamento do SAMU, para isso vamos oficiar uma solicitação a Secretaria Estadual de Saúde, à central de regulação Estadual do SAMU em Teresina, e a vinda do médico Gerardo Melo e a vinda da médica Cristiane Rocha, coordenadora geral, para virem a Picos quando faremos uma discussão com os profissionais para afinarmos alguns procedimentos, medidas e rotinas, para que funcione como deve funcionar”, declarou.

Ela frisa que a capacitação das equipes é uma de suas metas. “Na reunião que faremos com a Secretaria de Estadual de Saúde vamos discutir quais medidas teremos de adotar para que o SAMU possa ter condições de funcionar, e uma delas que está muito evidente é a questão da qualificação do pessoal, o treinamento do pessoal”, declarou.

Atualmente são oito profissionais médicos, e o mesmo número de enfermeiras, técnicas de enfermagem e motoristas que atendem regime de plantão. “Eles se revezam em regime de plantão para atendimento a essas necessidades do município, e temos uma renovação dessa equipe o que é natural em todo processo de mudança de gestão”, explicou.

Para a coordenação administrativa foi nomeado o médico Rildo Leopoldino Dantas. “É um médico de reputação ilibada e que deve contribuir com a administração do SAMU”, comentou.

Comentários