Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

Picos: Falta de médicos faz com que regulação do SAMU aconteça na capital

Publicado em 22/02/2015
Por Marta Soares
141b4effb5a8322ac7ad74016ca8.jpg
141b4effb5a8322ac7ad74016ca8.jpg
Sede do SAMU de Picos/Marta Soares


Há alguns meses a regulação feita pelos médicos plantonistas do SAMU deixou de ser feita em Picos. Agora quando a população liga para o 192 a ligação é direcionada para Teresina e só depois o SAMU de Picos é informado sobre o local do atendimento.

Em entrevista ao Folha Atual a coordenadora Rosa Dantas explicou que a falta de médico fez com que Picos perdesse o poder de triagem das ocorrências. Ela explica que quando alguém ligava para o SAMU de Picos, um médico que estava na sede do serviço, fazia a regulação, ou seja, de acordo com as informações, ele autorizada o envio das equipes e definia que tipo de ambulância seria deslocada para a ocorrência.

Com um quadro de apenas cinco médicos, quando o obrigatório são 14, a regulação local deixou de existir, o que atrasa o atendimento das ocorrências: “De certa forma isso atrasa a ocorrência, as pessoas estão se indispondo com o SAMU, às vezes a equipe demora a chegar no local, mas isso não é um erro nosso. Agora Teresina recebe a ligação e nos repassa a ocorrência. Isso prejudicou muito o atendimento”, disse.

 

Comentários
JAN
22/07/2015 14:23:55
O samu de Picos nunca terá 14 médicos, sou médico já trabalhei lá, nem o salário é atrativo a classe médica, e somente os recém formados tem intersere pelo serviço, isso até passarem na residencia médica, e com isso saem do serviço, isso aconteceu comigo e com a maioria dos colegas.Concordo que é falta de gestão, mas neste caso mais falta de conhecimento,pois veja as verbas no site do MS, O SAMU de picos de 59mil, hj recebe somente 28 mil, então foi burrice perder verba e regulação.Nem que me pagassem 2x não iria.
Picoense
13/07/2015 09:48:15
Incrivel a capacidade de reverter sitauçoes e informações com a finalidade de apenas dar desculpas. Sinceramente, essas desculpas não condizem com a realidade. Quer sabê-la? Acompanhe! Medico não falta. O que falta é estrutura e vontade desses governantes de gerir e enfrentar os problemas. Tiraram a regulalmentação de Picos como forma de economizar, só que esqueceram da população picoense, que ficou no prejuízo. Tem médico para regular, mas não são visto para tanto, e preferiram retirar a regulação e colocar na capital. Então, a coordenadoria deveria falar a verdade, e não escondê-la.