Sábado, 12 de Outubro de 2024

Quase 30 mil eleitores da região de Picos precisam fazer o recadastramento biométrico

Publicado em 18/02/2015
Por Marta Soares
2c2a44d78b7c9208fa01c5d134d4.jpg
2c2a44d78b7c9208fa01c5d134d4.jpg
/

O desembargador Edvaldo Pereira de Moura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) esteve em no último dia 30 para realizar a abertura do período de recadastramento biométrico, que teve início no dia 1º de julho e segue até o dia 17 de dezembro de 2015.

Esta é a segunda etapa do recadastramento biométrico no Estado e atenderá a um eleitorado de 31 municípios de 11 zonas eleitorais. A solenidade de lançamento da referida etapa aconteceu na sede do Cartório Eleitoral de Picos, localizado no bairro DNER e contou com a presença de juízes eleitorais, chefes de cartório, representantes das prefeituras das cidades que farão o recadastramento, além do desembargador Edvaldo Moura.

Logo após oficializar a abertura do evento, Edvaldo Moura, que é da região de Picos, realizou seu recadastramento biométrico, já que o mesmo é eleitor da cidade de Dom Expedito Lopes, uma das cidades que passará pelo recadastramento biométrico.

Com duas zonas eleitorais, a 10ª e a 62ª, os eleitores das cidades de Aroeiras do Itaim, Sussuapara, Dom Expedito Lopes, Geminiano, São José do Piauí e Santana do Piauí já podem comparecer aos cartórios eleitorais para atendimento. É importante ressaltar que o não comparecimento implicará no cancelamento do título eleitoral.

A chefe da 62ª zona eleitoral, Daniela Martins, lembra que os eleitores deverão comparecer munidos de documento de identidade, comprovante de domicílio e Título Eleitoral ou documento comprobatório da condição de eleitor, além do CPF. Eles ainda podem apresentar documento que comprove terem requerido inscrição ou transferência para o município.

Fazem parte da 62ª zona eleitoral as cidade: Sussuapara, com 5.569 eleitores; Dom Expedito Lopes, com 6.250; Geminiano, com 5.295; São José do Piauí, com 5.746 e Santana do Piauí, com 3.784 eleitores.

Para organização e agilidade no atendimento, a semana foi dividida para o atendimento das cidades que farão o recadastramento. Porém, o cartório ressalta que todos os eleitores que comparecerem serão atendidos:

Segunda-feira: Dom Expedito Lopes
Terça-feira: Geminiano
Quarta-feira: São José do Piauí
Quinta-feira: Santana do Piauí
Sexta-feira: Sussuapara

Para os eleitores da 10ª zona eleitoral, que compreende a cidade de Aroeiras do Itaim, não foi definido um dia específico para atendimento, portanto, os 3.180 eleitores já podem se dirigir à sede do cartório para evitar a formação de longas filas ao final do prazo.

O cartório tem atendido uma média de 120 eleitores por dia, a expectativa é que a partir de agora esse número suba para 300 com a abertura oficial do recadastramento. Oito kits biométricos estão sendo utilizados.

 

Comentários