Com a adesão do deputado estadual Pablo Santos (PMDB) a administração de Walmir Lima, o parlamentar indicou o nome da farmacêutica Verônica Danda Vasconcelos Santos para a pasta da Cultura. A posse da nova secretária aconteceu nesta segunda-feira, dia 06, junto com a posse da secretária de Saúde Cecília Néri e do procurador geral do município, José Neto Monteiro. A pasta desmembrará o esporte, que passará a ter secretaria própria. A mudança ainda não ocorreu, mas foi acertada com o prefeito Walmir Lima.
Em seu discurso de posse, Verônica foi enfática ao dizer que pretende incentivar os artistas locais e promover um calendário anual de eventos. “Eu nunca admiti que Picos não tivesse um calendário de eventos. A gente vê sempre as pessoas saindo em excursões porque a cidade não oferece um evento que traga, que una os filhos de Picos. Há alguns anos eu fui com Pablo Santos à Pedro II para o Festival de Inverno e me questionei como Picos poderia não ter algo parecido. Eu vou precisar do apoio do gestor para tentar resgatar a cultura de Picos e para dar à secretaria a importância dada a outras pastas. Quero fazer valer a responsabilidade que me foi repassada”.
O Folha Atual questionou a nova secretária sobre suas metas iniciais e a mesma nos disse que ainda precisa passar pela fase de adaptação e conhecimento de gestão. “Pelo que sei ainda não existe um Conselho de Cultura, com isso não deve ter CNPJ próprio e nem nada que eu possa viabilizar projeto, mas isso já nos foi prometido e com o desmembramento da cultura do esporte vamos buscar verbas através de projetos, até para que não saia tudo dos recursos municipais, mas enquanto isso não acontece, o padre vai ter que me aguentar e fazer com que aconteça. Vou saber cobrar e estou muito feliz”.