Sábado, 05 de Outubro de 2024

Paquetá do Piauí realiza V Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado em 11/02/2015
Por Edson Costa
a341abb5f2ba4be67ad3c2695071.jpg
a341abb5f2ba4be67ad3c2695071.jpg
Prefeito e primeira-dama durante conferência/Edson Costa

 

A Secretaria de Assistência Social de Paquetá do Piauí, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente realizou nos dias 25 e 26 de junho, na Unidade Escolar Celso Eulálio, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro teve como objetivo debater com a sociedade quais ações que precisam ser melhoradas no sentido de oferecer políticas públicas eficazes para as crianças e adolescentes do município.

Durante a abertura que aconteceu na noite desta quinta-feira, 25, a cultura se manteve viva com algumas apresentações culturais coordenadas pelas adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da localidade Lagoa do Tucano, e ainda, do NUCA. Outra manifestação cultural lembrada no evento foi representada pelo Grupo Quilombola Costaneira que apresentou a dança da leseira e do Tambor de Criança Erês.

No final deste primeiro dia houve ainda o pronunciamento do prefeito, leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e coquetel. Na oportunidade esteve presente o prefeito Cristiano Portela e a primeira-dama Maiana Portela; o secretário municipal de Assistência Social Kássio Portela; os vereadores John Kennedy (presidente da Câmara) e Tico Custódio; representantes do Conselho Tutelar e da Criança e do Adolescente; secretários municipais; representantes da sociedade civil organizada; crianças; adolescentes e o povo em geral.

CONFIRA IMAGENS!

Já na sexta-feira, 26, a Conferência teve continuidade com palestra proferida pela assistente social Jakeline Borges que explanou sobre o tema geral do evento que é: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Houve ainda trabalhos em grupos, discursões, elaboração e aprovação das propostas que nortearão as ações na defesa da criança e do adolescente para os próximos dez anos.

“Posso afirmar que fiquei extremamente satisfeito pelo que vi na abertura desta conferência, pois senti que as coisas estão fluindo da maneira que a gente quer, com a presença da juventude valorizando a nossa cultura e participando de momentos como este”, destacou o prefeito Cristiano Portela que garantiu ainda está trabalhando no sentido de colocar as crianças e adolescentes de Paquetá do Piauí no patamar que eles merecem.

Já o secretário Kássio Portela lembrou dá importância de debater com a sociedade o que já teve de avanço e o que é necessário mudar para que as políticas voltadas para crianças e adolescentes possam ser realizadas a contento. “Um encontro muito proveitoso para todos nós que formamos esta cidade”, finalizou.

 

Comentários