As aulas da rede municipal de Picos estavam previstas para ter início no dia 18 de fevereiro, mas a Secretaria de Educação decidiu pelo adiamento do início do período letivo, que agora começará no dia 25 de fevereiro.
Segundo o vice-prefeito e titular da Educação, Pe. Walmir Lima, foi necessário adiar as aulas em decorrência do processo de integração com a rede estadual de Educação, cujas aulas deverão ter início no dia 18 de fevereiro. “Nós estamos com o Estado, fazendo aí a integração de rede, municipalização do ensino, uma parceria com o Estado”, declarou.
Devido a Secretaria Estadual de Educação também ter adiado o início do período letivo a Educação picoense não teve outra alternativa uma vez que há esse processo de integração.
“É por isso que estamos mostrando muito essa integração. O Estado nos cede prédios que estão ociosos para que possamos transferir nossos alunos que estudam em prédios particulares”, explicou. Em contrapartida o município tem garantido o transporte para muitos alunos da rede estadual de ensino.
Em entrevista anterior o Secretário explicou que alguns prédios particulares onde antes funcionavam escolas e creches estão sendo desocupados o que representaria mais economia para os cofres público. Os alunos passarão a estudar em prédios da rede estadual de ensino, cedidos pelo Governo do Piauí, sem ônus para o município.
Como exemplo pode ser citada a Escola Municipal Éden que funcionava em uma residência no bairro COAHB. Os alunos estudarão na Unidade Escolar Dirceu. O mesmo acontecerá em mais escolas da zona urbana.