Em reunião realizada entre os vereadores e o secretário de Governo, Tiago Saunders, ficou acordado que os parlamentares apresentaram apenas um requerimento por sessão para ser encaminhado a Prefeitura Municipal de Picos. A medida é necessária, segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Victor (PMDB), por garantir que os vereadores tenham uma resposta ágil do Poder Executivo.
“Nós combinamos, foi acordado, e está sendo cumprido, para que possam ter como responder e possa dar saída a essa demanda, não adianta fazermos uma enxurrada de requerimentos e não ter saída, era o que acontecia nos outros anos”, declarou.
Os vereadores poderão continuar apresentando mais de um requerimento, desde que o excedente seja encaminhado a outros órgãos das esferas mais elevadas de poder, como o Governo do Estado. “Nós estamos trabalhando em harmonia com a oposição e eles aceitaram de pronto”, comentou.
Para o líder do Governo na Câmara Municipal de Picos, vereador Edilson Alves de Carvalho (PSB), a medida também é válida, pois vai haver mais agilidade nas respostas aos vereadores.
A comunicação entre Câmara Municipal e Prefeitura Municipal sempre foi tortuosa, uma vez que não havia um diálogo efetivo entre os dois poderes, especialmente quanto à resposta das demandas dos vereadores. Em entrevista o secretário de Governo, Tiago Saunders, explica que haverá maior cuidado por parte da prefeitura quanto a essa resposta aos vereadores picoenses.
“Nós temos que ter um pouco de compromisso com a coisa pública, até porque não podemos atender tudo o que se pede, fazer o que é possível, um limite para que eles possam requerer, para que possamos fazer um acompanhamento correto”, explicou.
A medida a ser implementada pela Prefeitura Municipal é válida, uma vez que os requerimentos estão entre as principais ações dos vereadores que buscam melhorias para a população, como pavimentação de ruas, construção de escolas, postos de saúde. Resta saber se os parlamentares vão topar reduzir o número de requerimentos a serem votados por sessão ordinária.