Sábado, 05 de Outubro de 2024

Já falta água para consumo humano em cidades próximas de Picos

Publicado em 15/03/2013
Por Jailson Dias
5409ff6e8af9db89696c91e29ea3.jpg
5409ff6e8af9db89696c91e29ea3.jpg
Regiões sofrem com a falta de água. /Jailson Dias

A situação se torna desesperadora, a seca que se abateu sobre a região Nordeste no ano de 2012 se prolonga por 2013 provocando sérios problemas de abastecimento de água. Segundo o superintende Sul da Agespisa (Águas e Esgoto do Piauí), Gesiel de Sousa Cruz, está faltando água para consumo humano em cidades da região de Picos, como Jaicós, Padre Marcos e Marcolândia.

“E mais distante um pouco em Fartura do Piauí, o açude de lá secou agora e as pessoas estão bebendo água vinda da Bahia, compra de R$ 300,00 uma carrada de oito mil litros”, informou Gesiel. Ele enfatiza que em tempos como esses é cada vez mais importante o uso racional da água por parte da população.

Gesiel define a situação verificada nesse ano de 2013 como “complexa”. Ele explica que no sul do Piauí a situação se agrava, destacando a região de São Raimundo Nonato. “Tem cidades inteiras lá que não dá pra perfurar um poço de 800 metros e não vai achar nem um pouco de água”.

A salvação para muitas cidades está na construção das adutoras de água, investimento que vem sendo realizado pelo Governo Federal. Para Gesiel, a situação de Simões do Piauí só não é mais grave devido a existência de “Poço de Marruá”, que sai do açude de Patos. O açude do município de Simões secou há mais de um ano.

“A adutora que abastece Patos, Curral Novo, Caridade, que chega a Simões, todas são cidades que não tem possibilidade de perfuração de poço”, explicou. Outro município cuja situação é grave é Paulistana cujo açude estará seco até meados de 2013 se o “inverno” for semelhante ao do ano passado. “A seca tem trazido muitos problemas e estamos torcendo para que chova esse ano”. Comentou.

Durante anos muitas pessoas na região de Picos se gabaram de possuir um grande lençol freático subterrâneo, mas é certo que este lençol também vem secando. A água das barragens da região podia ter sido melhor aproveitada, e agora, como disse Gesiel é preciso que chova para que a situação se torne melhores. Assim como acontece há milênios, continuamos dependendo da água da chuva.

Comentários