Sábado, 12 de Outubro de 2024

Secretaria de Obras promete reconstruir trecho do mercado com armações de ferro

Publicado em 01/02/2015
Por Jailson Dias
0d221424082ee60c64fea1ee8f7b.jpg
0d221424082ee60c64fea1ee8f7b.jpg
Armações de ferro no mercado público/Jailson Dias

No último dia 30 de maio uma parte do Mercado Público de Picos, que correspondia a três pequenos estabelecimentos, desabou. O ex-secretário de Obras, Cláudio Galeno, informou que incialmente foi realizada a interdição e limpeza dos entulhos, em seguida os engenheiros fizeram uma vistoria e, por último, estavam sendo construídas armações de ferro para dar sustentação às paredes. “Agora terá ferro, cimento e tijolo assado”, destacou.

Ele explica que por ter quase 100 anos, o mercado foi construído em 1920, quando administrava a cidade o antigo prefeito Francisco Santos, as paredes do prédio eram constituídas basicamente de tijolos de barro. “Como o prédio é centenário, toda vez que agente meche, sempre aparece algo de novo para ser consertado, então é uma obra que estamos fazendo sem muita correria, dentro de uma dinâmica normal, mas que não deixe nada por fazer”, comentou.

Apesar da vistoria que está sendo realizada por todo o mercado, Cláudio Galeno explica que a demanda de obras dentro da cidade de Picos é muito grande, o que obriga cada engenheiro a vistoriar mais de uma construção simultaneamente.

Divergência

Nossa equipe esteve no Mercado Público conversando com alguns dos donos dos pontos comerciais. Ninguém quis se manifestar oficialmente pelo velho medo de represálias, mas             os comerciantes demonstraram opiniões divergentes quanto à segurança do prédio. Alguns acreditam estarem seguros, que não vai haver mais desabamentos, outros não estão tão tranquilos e demonstram medo.

Futuro

Desde antes da gestão Kléber Eulálio, que se encerrou precocemente, está em construção o Mercado do Produtor, uma obra do Governo do Estado. Caso seja concluída um dia, tanto a feira livre como os pontos comerciais do mercado serão para lá transferidos, inclusive a Feira Livre de Picos. Com isso o Mercado Público será utilizado de outra forma. Há vários projetos, desde um centro de artesanato até um grande restaurante de comidas típicas.

Mudança

Até o fechamento dessa matéria o empresário Cláudio Galeno era o secretário de Obras. Mas partir da posse do Pe. Walmir Lima (PT) ele retornou para a Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

Comentários