Sábado, 12 de Outubro de 2024

Festejos do Sagrado Coração de Jesus se mantém como tradição há mais de 100 anos

Publicado em 01/02/2015
Por Jailson Dias
e4d4eadd595cb1aca62d11e27c17.jpg
e4d4eadd595cb1aca62d11e27c17.jpg
Festejos do Sagrado Coração de Jesus/Jailson Dias

Um dos acontecimentos mais singelos da cidade de Picos, assim pode ser descrito os festejos do Sagrado Coração de Jesus, que há mais de 100 anos são organizados pelo Apostolado da Oração. Presidente dessa organização religiosa há 35 anos, Mirian Lelis comenta a renovação anual da fé dos devotos, todos vestidos de vermelho, cor do Sagrado Coração de Jesus.

“Cada ano cresce mais essa devoção, sei que a frequência do povo é regular durante os 30 dias de celebrações”, comentou.

Os festejos do Sagrado Coração de Jesus acontecem prioritariamente em junho, entre o 1° e 30° dia do mês. Nessa ocasião, a frequência de pessoas é tão grande que o templo fica pequeno, os guardas do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) desviam o fluxo de automóveis para outras ruas, garantindo a segurança dos fieis.

Miriam Lélis relatou uma curiosidade, apesar da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus ter sido construída entre 1827 e 1830, estando prestes a se tornar bicentenária, e o prédio mais antigo da cidade, nem sempre a festa do Sagrado Coração de Jesus aconteceu lá. Dona Miriam não sabe o motivo, mas em suas pesquisas descobriu que a imagem do Sagrado Coração de Jesus era retirada da Igrejinha e levada até a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, quando ainda era o antigo templo construído sob a liderança do Frei Ibiapina.

“No dia 25 deste mês faz 90 anos que a festa foi comemorada lá (Igrejinha) pela primeira vez. O santo ficava na Igrejinha, aí não sei porquê razão era levado para a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a mais antiga, aí voltava. Mas no dia 25 de junho de 1925 aconteceu a festa na Igrejinha pela primeira vez”, explicou.

Os festejos passaram a ser comemorados na Igrejinha há exatos noventa anos, havendo, portanto, mais uma data a ser celebrada nesse ano de 2015. Outra curiosidade é a impossibilidade de datação do início da festa do Sagrado Coração de Jesus, pois, segundo Miriam Lélis, o Apostolado da Oração fará 118 anos de fundação no dia 03 de dezembro próximo, mas a festa já acontecia bem antes disso. “Essa festa acontecia muitos anos antes da fundação”, declarou.

Apesar de ser uma festa religiosa os Festejos do Sagrado Coração de Jesus não possuem um tema específico, sendo caracterizado pela vestimenta nas cores branco e vermelho. Ao contrário do que se possa pensar o Apostolado da Oração não é formado apenas por senhoras, mas por todos que desejem se associar. Atualmente 200 pessoas participam ativamente da organização e o encerramento, como em todos os anos anteriores, promete atrair uma multidão para a missa campal.

Comentários