Para mostrar a passagem da Quaresma e o renascimento de Cristo, atores do Projeto Bar Cultural (PBC) e colaboradores, encenarão A Paixão de Cristo, obra tradicionalmente representada por diversos cantos do país que narra vida, morte e ressureição de Jesus, é destaque em grande produções como em Nova Jerusalém - PE, sendo a maior cidade cenográfica a céu aberto do país e também na cidade de Floriano.
De acordo com um dos organizadores, o ator Ellton Arthur, esta não será a primeira vez que A Paixão de Cristo será encenada em Picos pelo PBC. O elenco para a apresentação é formado pelos atores do grupo PBC e amantes da cultura que se disponibilizaram a colaborar e a fazer figuração. O elenco terá 45 pessoas envolvidas, entre atores e figurantes, os interessados em fazer figuração devem se dirigir a ALERPI aos sábados, por volta das 10h, quando acontecem os ensaios ou aos domingo às 16:00hs.
A produção da peça é do grupo teatral Projeto Bar Cultural, juntamente com o teatrólogo José Nazareno, de Teresina, que está completando 44 anos de carreira em 2013. Alguns personagens já foram definidos, como é o caso de Jesus, que será interpretado por Juscelino Moura; Caifas,por Ellton Arthur; Heródes, por Jesualdo Alves; Judas, por Matheus Walison;
Maria Madalena, por Ruthe Barão e Maria, mãe de Jesus, por Zenite Barão. As demais personagens estão sendo definidas.
Pela falta de um espaço público adequado para apresentações teatrais, a apresentação da Paixão de Cristo será realizada no pátio principal da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, ainda sem data definida.
Os ensaios serão realizados na sede da Academia de Letras da Região de Picos. Para que o público tenha maior clareza do áudio, o mesmo será gravado pelos atores, como explica Ellton: "será uma apresentação ao ar livre, entao é melhor que seja gravado, assim a qualidade é maior para que todos possam compreender o que estará sendo dito".
A Paixão de Cristo tem a direção do ator e diretor Sávio Barão e a produção da peça é do teatrólogo José Nazareno.