O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Santana do Piauí (CMDCA) promoveu nesta terça e quarta-feira, 09 e 10, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santana Do Piauí. O evento aconteceu na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e contou com a presença de autoridades e comunidade em geral.
A Conferência debateu o seguinte tema: "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente". Diferente das ocasiões anteriores esta teve de ser realizada em dois dias.
Estiveram presentes no evento o prefeito Ricardo José Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Borges; a secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Gonçalves; a presidente do CMDCA, Fabiana Santos. Marcaram presença ainda os vereadores: Antônio de Hercília, Francisquinho, Ieda de Ném e Francinauva de Carvalho Brito Leal.
Em sua fala o prefeito Ricardo José Gonçalves se disse grato pelo grande comparecimento popular a conferência, apoiada pela sua gestão. Ele citou ainda a importância da discussão de temas voltados para a infância e a juventude. A partir da conferência foram elaboradas propostas a serem aplicadas nos próximos dez anos no município.
Em seu pronunciamento Terezinha Gonçalves destacou o trabalho desenvolvido pela gestão do município em favor das crianças e adolescentes, informando que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santana do Piauí atende a 224 alunos, sendo 162 na sede do município e 62 no povoado Barro.
Na noite da terça-feira ainda foi promovida uma oficina: Vulnerabilidades e Propostas da Politica Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na manhã da quarta-feira aconteceu a principal palestra: Palestra Magna: “Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Município de Santana do Piauí”.
Ao final do dia aconteceu a escolha dos delegados em plenária para representarem o município na Conferência Estadual.