Durante toda esta quarta-feira, 03, o município de Aroeiras do Itaim promoveu a sua III Conferência Municipal de Educação com o tema: “Planejando a próxima década por um ensino participativo e de qualidade”. O evento foi voltado para professores, gestores escolares, políticos e toda a comunidade, buscando a elaboração de um plano que valerá por toda a década seguinte. Após o encerramento dos trabalhos este plano será encaminhado para votação na Câmara Municipal, podendo tornar-se lei.
Além do prefeito Wesley Gonçalves de Deus, da primeira-dama e secretária de Educação, Valdinesia Macêdo Holanda e dos vereadores: Edilson Rodrigues (presidente da Câmara), Chico Fotógrafo, José Galego e Chico de Mundico, também estavam presentes as gestoras escolares: Andressa Holanda, Maria Fátima Rodrigues e Ana Isabel. Os supervisores da rede estadual de Ensino, João Batista Lima e a professora e palestrante, Francelina Macedo.
Durante todo o dia foi realizado o diagnóstico da Educação, bem como a sua meta e estratégias, além da divisão dos conferencistas em eixos temáticos que vão abordar todos os âmbitos da educação local. Ao final do dia foi lido o projeto de lei para a aprovação em plenária e a escolha de seis delegados que representaram o município na Conferência Estadual de Educação.
A secretária de Educação enfatizou o tema e a sua abordagem de elaborar um plano para a década seguinte envolvendo desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Tudo o que planejamos aqui hoje é o que poderemos estar trazendo durante os próximos dez anos, com isso posso afirmar que foi um evento bastante importante para nossa cidade”, explicou.
Já o prefeito Wesley de Deus destacou que o planejamento é importante, pois a Educação pública de Aroeiras do Itaim precisa melhorar constantemente e manter essa qualidade ofertada a comunidade escolar. “Desde quando assumimos o mandato a Educação tem sido uma de nossas prioridades”, comentou.
Ele frisou ainda que muitos setores na Educação vão bem, como o transporte escolar, que atualmente conta com cinco ônibus, além de professores qualificados. “Todos tem especialização na suas áreas”, destacou.