Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Bancada piauiense votou a favor do financiamento privado

Publicado em 19/01/2015
Por Jailson Dias
b6c13fbe715cd36a3183ce66d923.jpg
b6c13fbe715cd36a3183ce66d923.jpg
Bancada piauiense vota a favor do financiamento privado de campanha/Divulgação

Depois de uma longa discussão, com direito a duas suspensões de votações, o plenário da Câmara Federal aprovou na noite desta quarta-feira (27), um ponto polêmico na Reforma Política, o financiamento privado de campanhas com doações de pessoas físicas e jurídicas para os partidos políticos com doações de pessoas físicas para candidatos.

A votação foi de 330 votos a favor, 141 contra e 1 abstenção. A votação da bancada nordestina foi decisiva. Dos dez deputados piauienses seis votaram a favor do financiamento privado de campanha.

Toda a discussão, após um dia de insucessos nas votações da Reforma Política, passou a ganhar corpo após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), derrotado num primeiro momento na aprovação do sistema eleitoral “distritão” – reconhecer que poderia voltar a tratar de financiamento de campanha a partir do resgate de uma questão de ordem feita pelo líder do Pros, o deputado federal Domingos Neto(CE), que defendia que seria possível votar financiamento nos termos da proposta do relator da Reforma Política, o deputado Rodrigo Maia(DEM-RJ).

Após muita polêmica, especialmente da parte de alguns partidos, como o PT, a votação do financiamento foi mantida. A primeira votação, do financiamento público com pessoa física, foi derrotada e em seguida veio a votação do financiamento privado. A emenda era do deputado Celso Russomonano(PRB-SP). Aprovado o texto, os limites máximos de arrecadação e os gastos de recursos para cada cargo eletivo deverão ser definidos em lei. Com isso, foi concluída a votação do tema do financiamento de campanhas.

Os deputados continuam a votar a reforma política por temas. O próximo tema é o fim da reeleição. Veja como votou a bancada piauiense.

Assis Carvalho – PT - Não
Átila Lira- PSB- Sim
Heráclito Fortes- PSB - Sim
Iracema Portella-PP - Sim
José Maia Filho- Solidariedade- Sim
Júlio Cesar-PSD-Sim
Marcelo Castro-PMDB-Não
Paes Landim-PTB-Sim
Rodrigo Martins-PSB-Não
Silas Freire-PR-Não

Fonte: portalaz.com.br

 

Comentários