O projeto TERAPIA DO RISO, em Picos, vem se solidificando a cada ano. Objetiva em primeira instância, reunir pessoas para a prática do riso coletivo e saudável. Não é um método terapêutico como o que existe desde a década de 60, também propagado pelo médico americano Hunter Adams chamado de “Patch Adams”, que, ainda estudante, já implantava esse método em Hospitais e Escolas. Para esse médico, a Terapia do Riso funcionava como “uma espécie de descondicionamento de atitudes e hábitos perniciosos arraigados na personalidade de seus pacientes”.
Sabemos que o riso é um grande estimulador de climas saudáveis. O riso aciona a nossa criança livre e manda ordens para o cérebro, sintetizando as endorfinas, que são substâncias analgésicas similares às morfinas, mas, com potência analgésica ainda maior. O riso, assim como, as gargalhadas, a descontração, a alegria, o bom humor potencializam a produção dessas substâncias. Quanto mais verdadeira a gargalhada maior a síntese de produção de endorfinas, chamadas, inclusive, de hormônios da felicidade. O que conta mesmo é qualidade dessa gargalhada, dessa risada, desse sorriso... Quanto maior, mais pura e verdadeira a risada, maior será a síntese de endorfinas. E ai fica fácil de entender porque o bom humor melhora a circulação, a pressão arterial, relaxa os vasos e melhora as defesas orgânicas. O riso permite o relaxamento, que por sua vez ajuda a normalizar, por exemplo, a respiração e a pressão arterial.
Aprendendo a sorrir, vamos amenizando a descarga de adrenalina no organismo e permitindo a descarga de endorfinas... Temos ou não motivos e razões para incluir o riso, o sorriso e a descontração em nossas vidas? Eu sei e você sabe... nós sabemos que pessoas de mal com a vida, enjoadas, mal humoradas, maledicentes, fofoqueiras, improdutivas, impacientes, linguarudas, ressentidas, irritadas, magoadas, contrariadas, autoritárias, mandonas, rígidas (inclusive consigo mesmas), vivem num processo de tensão absolutamente maior e esta tensão propicia uma forte descarga de adrenalina e consequentemente uma pré-disposição maior para acidentes vasculares como os infartos, as anginas, enfim.
Desenvolvendo o riso, a descontração, desvencilhando-nos das emoções que embora verdadeiras, algumas são negativas e prejudiciais ao organismo, vamos todos de forma natural e ao nosso alcance, beneficiando órgãos vitais para saúde do nosso corpo.
O Projeto Terapia do Riso já passa dos quinze anos em Picos e acredita firmemente que o riso conjunto é melhor, porque é contagiante. Rindo juntos, sorrimos para nós e para o nosso semelhante... E isso produz saúde...física e mental. Já viram alguém maltratando uma criança, maltratando seu semelhante, sacando uma arma para roubar, assaltar e matar, em meio a uma saudável crise de riso? Eu nunca vi...Queremos, portanto, continuar acenando para a importância de rir, sorrir e relaxar sempre que possível.
Projeto Terapia do Riso convida-nos a SORRIR, mas, é muito sério!
Tristeza não é doença, mas, pode potencializar algumas... E diferente da DEPRESSÃO, que às vezes não tem uma causa aparente, pode evoluir...E antes que isso aconteça, vamos procurar razões e motivos para rir, sorrir e descontrair, enfim...Razões e motivos para VIVER, visto que a vida é dádiva divina, e Deus não criou os filhos para o sofrimento, a miséria, a matança, a sisudez. Deus criou todos os filhos e filhas para o amor, a felicidade, a prosperidade, o entusiasmo, a alegria.
O Projeto Terapia do Riso diferente do que possam pensar alguns, acredita firmemente nisso e busca parcerias, nessa direção, sempre agradecendo a todos que já alcançaram e entenderam sua dimensão... E Graças a Deus, não são poucos... Aleluia!
Graça Moura
Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Pernambuco
CRP 11/03068