A Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última segunda-feira, 18, um seminário que lembrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e a Adolescentes. Durante o evento houve uma mobilização no sentido de defender as crianças e adolescentes do município no tocante a este crime que assola toda sociedade brasileira. Apoiaram ainda o Seminário membros do Conselho Tutelar, do CRAS e do CMDCA.
Durante o encontro um documentário foi apresentando para os participantes ressaltando o significado do Dia 18 de Maio, além de alertar sobre os riscos que correm as crianças e adolescentes e como prevenir do referido crime.
Para o prefeito Cristiano Portela é importante que toda sociedade esteja atenta para que possa se prevenir. “A violência contra crianças e adolescentes não combina com Paquetá do Piauí e é por isso que esta sendo realizado este seminário para que todos tenham conhecimento e possam se defender”, destacou.
O gestor aproveitou ainda e solicitou de sua equipe que mobilize a sociedade neste sentido não somente no dia 18 de Maio, mas também outras vezes no ano. Segundo ele é necessário que o município obedeça ao calendário nacional com a realização de debates e mobilização, porém, Cristiano Portela defendeu que haja também discursões em âmbito municipal.
Já o secretário municipal de Assistência Social, Kássio Portela, ressaltou que o município estará sempre atento a este mal que muitas vezes acontece dentre de casa e é cometido por parentes. “Muito importante este momento para que as famílias paquetaenses possam estar atentas e combater este crime”.
De acordo com a assistente social Jakeline Borges a mobilização aconteceu também nos dias 11, 13 e 17 de maio quando por ocasião da festividade do Dia das Mães comemorado na sede do município e nos povoados Canabrava e Tronco. De acordo com ela no município muito já se trabalha na busca da qualidade de vida das crianças e adolescentes, prova disto, foi a conquista do bi-campeonato conquistado pelo município no Selo Unicef.
Durante o Seminário participaram ainda a psicóloga Zélia Neiva; as assistentes sociais Daniela Nunes e Andréia Dantas; a coordenadora do S.C.F.V, Leina Macedo e os conselheiros tutelares Petrônio Borges, Flávia Custódio, Walquiria de Sousa e Maria Ivanilde, além de crianças, adolescentes e o povo em geral.