Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

População de Padre Marcos discute elaboração de Plano de Resíduos sólidos

Publicado em 10/01/2015
Por Edson Costa
91fc6e17020d7e0289ea7031cb70.jpg
91fc6e17020d7e0289ea7031cb70.jpg
Autoridades municipais durante encontro/Edson Costa

 

Por meio de reivindicação dos poderes constituídos, dentre os quais, Executivo e Legislativo municipal, representantes da sociedade civil organizada do município de Padre Marcos se reuniram na tarde desta quarta-feira, 13, na Câmara de Vereadores para tratar sobre a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Durante a audiência, representantes da empresa L&R Associados, que irá elaborar o plano, explanaram para sociedade os caminhos que serão seguidos.

De acordo com o técnico da empresa, professor Edson Ribeiro, a Audiência Pública realizada no município consiste neste primeiro momento em mobilizar a sociedade padremarcoense no sentido da elaboração do Plano, além de discutir como está sendo o gerenciamento dos resíduos na atualidade e de que forma pode melhorar.

Edson Ribeiro, técnico da empresa L&R Assosciados

“Este é um processo exigido pela lei para todos os municípios brasileiros. Aqui em Padre Marcos a sociedade foi convidada para discutir este plano e a partir daí implantar um processo de educação ambiental e dá destino adequado para os resíduos sólidos. Iremos gerar um prognóstico destas ações e assim elaborar este plano que funcionará ainda como instrumento de captação de recursos para implantação de aterro sanitário, aquisição de carros compactadores e até, caso a sociedade tenha interesse, a criação de uma cooperativa de catadores”, destacou o técnico da empresa.

Durante a audiência participaram o vice-prefeito José Valdinar; a primeira-dama Silmária Carvalho; o secretário de Meio Ambiente, Antônio Neto; os vereadores Roberval Conrado (presidente da Casa), Williams Macedo, Juvanir Macedo, Ana Meire e Assis Macedo; o controlador do município, Jocione Soares; o diretor do Hospital, Ronin Macedo; o supervisor da rede estadual de ensino, José Benedito; a professora Maria Lucilene e representantes da sociedade civil organizada.

Comentários