A Secretaria Municipal de Educação - SEME- realizou nesta quinta-feira (14) o I Seminário da Educação da Diversidade Étnico-Racial e Inclusão. O evento, referente ao Fórum Permanente de Diversidade Étnico-Racial da referida secretaria, aconteceu no auditório do Restaurante O Galdêncio e contou com palestras, oficinas e apresentação teatral.
Segundo o coordenador do fórum, Mano Chagas, o I Seminário busca ampliar o debate sobre as discussões étnico-racial, além de capacitar gestores municipais e profissionais da educação para trabalharem os desafios, políticas e práticas nas ações afirmativas de implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Ainda de acordo com o coordenador essa é a realização de um sonho antigo. “Há tempo que discutimos a necessidade de um fórum permanente para discutirmos sobre o racismo, mas só no ano passado, com o apoio do secretário de educação de Picos, Pe. Walmir Lima, que efetivamos essa luta”, destacou.
O secretário municipal de educação, Walmir Lima, enfatizou a necessidade de se entender e respeitar a diversidade étnico-racial nas escolas. “O Brasil é um país de miscigenação e preparando nossos alunos desde cedo iremos ajuda-los a compreender essas diferenças. Temos que desenvolver ações educativas que acabem com a prática do racismo. Por isso, como gestor da pasta da educação municipal estamos engajados nesse trabalho. Vamos realizar parcerias para capacitarmos nossos professores a trabalharem melhor o que determinam as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08”.
Para a professora Conceição Matos o seminário é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre a temática do racismo e, assim, aprofundar o assunto em sala de aula com os alunos da rede municipal de ensino.
O seminário contou com palestras ministradas pela professora mestre Dailme Tavares e pelos professores doutores Rebeca Meijer e Mairton Celestino.