Domingo, 13 de Outubro de 2024

Picoenses são contra a reeleição para prefeito, governador e presidente

Publicado em 06/01/2015
Por Jailson Dias
1fbbbd2cb252ed99ba6ba99829f7.jpg
1fbbbd2cb252ed99ba6ba99829f7.jpg
Picoenses se manifestam contra reeleição/Jailson Dias

Nos últimos meses o Congresso Nacional tem discutido a necessária reforma política e quais os pontos que devem mudar já valendo para as próximas eleições. Dentre os temas mais debatidos está o fim da reeleição para os cargos do executivo, como prefeito, governado e presidente da República. O jornal e portal Folha Atual perguntaram aos picoenses o que eles pensam a respeito. Tanto na enquete virtual quanto nas respostas de rua a população mostrou um certo cansaço contra o atual sistema.

No portal, 17,8% das pessoas que votaram na enquete disseram ser a favor da manutenção da reeleição. 80,84% disseram não concordar e pediram o fim da reeleição, enquanto 1,36% declararam não ter opinião.

O professor universitário Eder Jânio Francisco Ferreira Gomes declarou ser francamente contra a reeleição por entender ser ela uma forma de manter grupos políticos no poder indefinidamente. “Até porque para os candidatos buscarem a reeleição normalmente o que acontece é a falência de órgãos públicos e a superlotação da máquina com manejos de política assistencialista, então deve ser extinta a reeleição”, declarou.

A também professora e musicista Jussélia Santos Rocha declarou entender que a reeleição nada mais é do que a manutenção de privilégios e que não tem “dado certo no Brasil”. Ela se baseia na existência de obras inacabadas uma vez que os gestores não estariam dando sequência as obras deixadas pelos seus predecessores.

“Acredito que esse é um fator que vem contribuindo cada vez mais para a corrupção em nosso País. Então, um plano de governo de quatro ou cinco anos é suficiente para que o gestor possa administrar o seu município, a nação”, sentenciou.

Nas entrevistas de rua nenhuma pessoa se declarou favorável a manutenção da reeleição. Todos usaram argumentos parecidos. O comerciante José Martinho dos Santos, mais conhecido por Zezito, também demonstrou entender que a reeleição é a mãe de muitos males que afligem o Brasil. “Nos primeiros quatros anos eles (os políticos) fazem alguma coisa, no segundo só querem embolsar e não fazem nada”, frisou.

A enquete promovida pelo Jornal e portal Folha Atual não tem valor científico uma vez que é realizada de forma espontânea, permitindo a livre manifestação das pessoas que se interessam em opinar.

Comentários