A Secretaria Municipal de Saúde de Picos espera atingir a meta de 100% na campanha de vacinação contra a gripe, cujo número é de 16.869 pessoas. Apesar de ter começado na segunda-feira, 04, em todo o território nacional, em Picos a campanha teve início neste sábado, 09, o chamado “Dia D”, porque há uma carência de alguns dias até que o material seja disponibilizado para o município.
A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, enfermeira Luana Luz, informou que a campanha se estende até o dia 22 de maio, com grandes possibilidades do Ministério da Saúde prorrogar o prazo para atender o maior número de pessoas. “Pessoas que tem problemas crônicos vêm procurando a coordenação já perguntando pela vacina naquela ansiedade para ser imunizadas. Acredito que a campanha deva atingir seus 100%”, comentou.
A vacinação contra a gripe que se iniciou voltada apenas para a população com mais de 60 anos, hoje atende gestantes, pessoas com doenças crônicas, população carcerária, profissionais que trabalham nos presídios, profissionais da saúde. “Quem tiver alguma comorbidade vai ter de chegar ao posto de saúde com uma prescrição médica dizendo qual a sua patologia”, explicou.
Luana Luz, que assumiu a coordenação de Imunização nesse ano de 2015, mas já trabalha na área há cinco anos, enfatizou que não existem contraindicações nem efeitos colaterais para quem for vacinado, apenas quem tem alergia a ovo e seus derivados e quem está com febre alta deve evita-la. “O objetivo é reduzir as internações e mortalidade decorrente das complicações do vírus da influenza, já que em Picos estamos com um surto de virose”, frisou.
No “Dia D” a vacina será disponibilizada em todo o município de Picos, mas no decorrer da campanha a vacina será encontrada nos “postos fixos”, ou seja, nos bairros que possuem um posto de saúde. As pessoas “acamadas”, que não podem se deslocar, serão vacinadas em suas casas no decorrer da semana.
Luana apela para que todos procurarem os postos de saúde com os cartões de vacina, principal forma de controle utilizado pela Secretaria de Saúde.