Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025

A FOLHA ATUAL: Uma Relevância missão nos Picos do fazer jornalístico

Publicado em 18/12/2012
Por Marta Soares
e7f5f05d66791249aac92ae4207b.jpg
e7f5f05d66791249aac92ae4207b.jpg
/

Por Francelina Macedo

Caríssimo leitor parabenizo-lhe pela aquisição deste produto ou acesso a este noticioso, pois além de interagir comigo, cumpres a relevante função de apoiar o nascimento de mais um veículo de imprensa que, pela seriedade e profissionalismo de seus idealizadores, tenho certeza, seguirá uma ética e digna linha editorial, algo que para mim, ainda se constitui no maior patrimônio de uma empresa do gênero.

Vamos construir nossa conversa, nesse primeiro encontro, sobre os pilares do entendimento da socióloga Victória Benevides, a qual nos lembra, oportunamente, que os políticos dizem o que podem. É por isso que o mundo precisa de intelectuais para dizer o que pensam.

Nossa Picos tem em abundancia os primeiros e, Graças a Deus, os segundos também já despontam com certo destaque, embora quantitativamente ainda aquém daqueles, mas o importante é que já reconhecemos progresso.

Se tivesse que escolher entre governos e jornais, não exultaria em preferir publicamente a estes, pois a informação ética e competente educa, e povo educado governa-se a si mesmo e, se necessário, também aos governantes.

Resume-se em reconhecer o quão imprescindíveis são à democracia, o saber e a informação. Aquela não sobrevive sem estes, ao passo que também os alicerça e os aprimora.

Ao contrário do que apregoam os cépticos, a simbiose na convivência entre sistema e informação é perfeitamente possível. A distância certa é medida pelo bom senso e a Folha Atual há de nos dizer isso, pois a leitura preliminar que faço é a de um projeto idealizado com este cuidado e nasce com o precípuo entendimento da grandeza de sua Missão junto à sociedade.

Trata-se de um plano de negócio consubstanciado num plano de ação sob a liderança de pessoas, de cuja personalidade se reconhece ideal, conhecimento e disciplina. É mais que paixão, reconheço nas mesmas o compromisso de noticiar o que sabem, escrevendo o que pensam.

Sendo a liberdade de imprensa um direito fundamental, atualmente, é a lealdade da linha editorial para com o leitor que delineará os caminhos entre o veículo e seu público. O jornalista é o profissional que edita as impressões acerca da realidade circundante, transformando fatos em notícias. Assim, constrói opiniões, logo, deve se preocupar em medir reações, sondar expectativas e avaliar o meio, como se a sua própria casa, fosse.

Os responsáveis pela Folha Atual sabem disso. Sabem que leitor não é depósito de seiva ruim, nem massa de manobra para servir a interesses escusos. Conhecendo o respeito que aqueles que estão à frente deste projeto têm por Picos e especialmente por seus leitores e parceiros, recomendo a estes que interajam entre si e construam um relacionamento progressivo, visando à qualidade, na certeza de que a relevância está exatamente nela, uma vez que a sociedade ganha com todo empreendimento que adote uma nobre missão.

Se tiver que definir um cidadão honrado o farei como um patrimônio de sua família, de seus amigos e da empresa onde atua. Do mesmo modo, um veículo de impressa ético o é, em igual proporção, referencial de sua terra, porque quem faz opinião tem que conquistar confiança e respeito, e estes, não são abstrações impositivas, mas subjetivações propositivas que nascem e crescem sobre as colunas da lealdade de relacionamento. 
Boa sorte e que Deus esteja com vocês em mais essa empreitada.

Francelina MacedoProfessora Mestre em Comunicação.

Comentários