Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeito de Bocaina aguarda representante do governo para entregar Hospital Estadual

Publicado em 26/12/2014
Por Edson Costa
73e73cab199d0757fa7db2c72555.jpg
73e73cab199d0757fa7db2c72555.jpg
José Luís, prefeito de Bocaina/Edson Costa

 

O prefeito de Bocaina, médico José Luís de Barros, em entrevista a nossa reportagem declarou que entregou nesta quarta-feira, 20 de abril, um ofício na Secretária Estadual de Saúde solicitando ao atual secretário que marcasse uma data para ir ou mandar alguém ao município receber as chaves do Hospital de Pequeno Porte (HPP) que até então funcionava unificado com a Unidade Mista de Saúde (Hospital do município).

De acordo com o gestor foi uma tristeza tudo o que aconteceu em Bocaina referente ao Hospital. “Posso lhe afirmar que tudo poderia ser resolvido pacificamente, porém pelas circunstâncias como tudo ocorreu tive que recorrer a Justiça. Ela (Justiça) vendo que houve abuso de poder por parte dos meus adversários reintegrou o direito de administração da Unidade de Saúde exclusivamente para a gestão municipal de Bocaina. O que eu queria, e é bom lembrar que fui atrás e nem recebido fui, era pedir que me dessem um tempo para retirar as coisas do município de dentro do prédio do estado e colocar em outro local, mas não consegui pacificamente e tive que entrar na justiça. Assumimos a direção da Unidade Mista e iremos dá continuidade ao trabalho de bem servir o nosso povo”, disse.

Depois de conseguir a reintegração da Unidade Mista de Saúde, Dr. José Luís transferiu o atendimento para o local que funcionava a Secretaria Municipal de Saúde. “Continuamos com atendimento ambulatorial de segunda a segunda com médicos, contamos com enfermarias com TV’s com controle remoto e centrais de ar, banheiro individual para cada enfermaria e um prédio limpo, oferecendo assim, higiene para os pacientes. Quero dizer que irei trabalhar no sentido de fazer um centro cirúrgico dentro da unidade para que cirurgias de menor porte possam ser realizadas aqui mesmo”, ressaltou.

Local que está funcionando a Unidade Mista de Saúde

De acordo com o prefeito a unificação da Unidade Mista de Saúde de Bocaina com o Hospital de Pequeno Porte (estadual) se deu no início da primeira gestão do prefeito Francisco Macedo Neto, oportunidade em que o atual gestor municipal exercia o cargo de secretário municipal de saúde. Naquela época o então governador Wellington Dias tinha transformado os Postos de Saúde do Estado que existiam nos municípios em Hospital de Pequeno Porte e em seguida municipalizado.

Observando que era impossível, em razão dos recursos, o município manter dois hospitais (a Unidade Mista mais o HPP municipalizado) resolveram unificar. Foi então que todo material e mobília da Unidade Mista de Saúde foram transferidos para o prédio onde funcionava o HPP.

Porém, passado as eleições de 2014, onde o prefeito não votou no atual governador, representantes da Secretaria Estadual de Saúde foram ao município no mês de março para dá posse a um novo diretor sem pelos menos ter comunicado ao prefeito. “Eu nunca neguei que o prédio era do estado, no entanto, muitas das coisas que estavam ali dentro pertencem ao município e com isso tinha a obrigação de defender”, lembrou.

Dr. José Luís explicou ainda que pela atitude de terem invadido o Hospital e quererem a todo custo tomarem a direção do município foi que decidiu ir à justiça. “Após conseguir a reintegração autorizei a retirada de tudo que era do município lá de dentro do prédio do estado e agora aguardo para entregar ao Estado tudo o que é do Estado”, finalizou.

Comentários