Domingo, 13 de Outubro de 2024

Kleber diz que foi incentivado por amigos para disputar o TCE

Publicado em 21/12/2014
Por Jailson Dias
5a66ea84aff5f58451827c9f997f.jpg
5a66ea84aff5f58451827c9f997f.jpg
Kleber fala sobre os motivos para a sua candidatura/Jailson Dias

Em entrevista ao Folha Atual 48 horas depois de se inscrever como candidato ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) o prefeito Kleber Eulálio disse que pesou a favor de sua decisão os conselhos de amigos mais antigos, que entendiam ser esta a sua vez de ocupar um dos cargos públicos mais ambicionados do Piauí, aparando-se nos seus mais de 30 anos de vida pública. “Surgiu agora essa oportunidade e alguns amigos me procuraram e acharam que eu já deveria ter pleiteado essas vagas”, frisou.

Algumas pessoas teriam alegado ao prefeito que ele possuiria o perfil de conselheiro do TCE, órgão responsável por fiscalizar as contas das gestões públicas, municipais e estaduais, dos poderes executivo e legislativo. Cargo vitalício e extremamente prestigiado, um conselheiro recebe mais de R$ 30 mil mensais e tem como limite para aposentadoria 70 anos de idade.

Apesar de reconhecer o favoritismo do seu nome e do ex-deputado Mauro Tapety, Kleber evita o “já ganhou”, recusando-se a tratar sobre temas como transição para um eventual governo do Pe. Valmir Lima. “Ninguém vai tratar da transição sem que exista nada de concreto, ninguém ganha eleição antecipadamente”, frisou.

Caso venha a ser escolhido como conselheiro e o Pe. Valmir Lima assuma a Prefeitura ele acredita que o PMDB terá o mesmo espaço que ele deu ao PT, citando a Secretaria de Educação como uma das maiores do município e que está nas mãos do Partido dos Trabalhadores. “Eu acredito que ele vá querer o PMDB como aliado devido a sua importância e força”, comentou.

Quanto ao deputado Severo Eulálio (PMDB), Kleber Eulálio, afirma que a presença dele fortalecerá a sua candidatura, embora seja apenas um entre os 30 legisladores. Vale frisar que o prefeito já conta com apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Temístocles Filho (PMDB), um dos nomes mais influentes do partido no Piauí. Quanto ao apoio de Wellington Dias, decisivo, Kleber informou que ainda não conversou com ele desde a sua inscrição, mas em entrevistas anteriores declarou acreditar que pode recebê-lo.

Um dos pontos mais importantes e que pesou bastante para que adiasse a decisão de se inscrever como candidato é quanto aos seus apoiadores nas eleições de 2012 e aqueles que ocupam cargos de confiança na Prefeitura de Picos. A sua equipe expressou que desejava a sua permanência no Palácio Coelho Rodrigues, mas depois teriam demonstrado apoio a sua candidatura.

Após encerradas as inscrições o processo de escolha do novo membro do TCE se estende por mais um mês.

Comentários