Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Picos sediará Fórum de Políticas Públicas das Pessoas com Deficiência

Publicado em 19/12/2014
Por Marta Soares
dcd70f938e29a21e9654dd68614c.jpg
dcd70f938e29a21e9654dd68614c.jpg
Defensora Geral com o secretário da Seid, Mauro Eduardo/Lázaro Lemos

A defensora pública geral do Estado do Piauí, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, esteve reunida nesta terça-feira (14), com o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso e Silva, oportunidade em que trataram sobre parceria em relação aos Fóruns Regionais de Políticas Públicas de Defesa dos Direitos das Pessoas Com Deficiência, que a Seid vai realizar a partir de junho. O encontro aconteceu no Núcleo Central da Defensoria.

Na ocasião o secretário Mauro Eduardo expôs para a defensora pública geral a importância da participação da Defensoria nos eventos. "Estamos buscando essa parceria no sentido de que possamos ter nos fóruns atendimento exclusivo para a pessoa com deficiência na área da Defensoria Pública. Sabemos que aqui em Teresina já existe um Núcleo Especializado nessa área na Defensoria, mas as pessoas que residem no interior do Estado muitas vezes têm enorme dificuldade em ter acesso a esses serviços e por isso mesmo deixam de conseguir benefícios como a prestação continuada ou mesmo a aposentadoria, tudo por falta de uma orientação jurídica que possa garantir esses direitos", justificou.

A defensora pública geral, Hildeth Evangelista, confirmou a parceria da Defensoria nos fóruns regionais. "Quero agradecer a visita e confirmo nosso empenho em participar. Temos apenas que determinar como será a ação, dependendo das especificidades de cada município e local onde serão realizados os fóruns. Pode contar com a Defensoria Pública", assegurou.

Segundo o secretário da Seid os fóruns iniciarão em junho por Barras, compreendendo toda a macrorregião do município e, posteriormente, serão levados a São João, Curimatá e Picos. Os locais de realização de cada evento nos municípios estão em fase de definição.

A defensora pública geral destacou que vai aguardar o fechamento da programação relativa aos eventos, para que possa definir a participação da Instituição em cada fórum.

Comentários