Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

Picoenses lotam ruas e avenidas de Picos durante Procissão do Senhor Morto

Publicado em 11/12/2014
Por Edson Costa
bb5795eae089424dea0bf83906de.jpg
bb5795eae089424dea0bf83906de.jpg
Encenação relembra mãe de Jesus recebendo corpo de seu filho após ser crucificado/Pascom Diocesana

 

Milhares de pessoas lotaram as ruas centrais de Picos no final da tarde e início da noite desta Sexta-Feira Santa, 03 de abril, para participarem da Procissão do Senhor Morto. Antes da procissão, aconteceu na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios a Via Sacra, seguida da solene Ação Litúrgica da paixão e morte de Jesus. Ao término, muitas foram às manifestações de fé do fieis que acompanharam por quase 2 horas o beijo da Cruz, que simboliza o beijo no próprio rosto de Cristo.

Como parte das celebrações da Sexta-Feira Santa, houve ainda o descimento da imagem do Senhor Morto da Cruz e o pronunciamento do Bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, relembrando as sete palavras proferidas por Jesus no momento em que era crucificado e o significado de cada uma.

Após as palavras do Bispo, milhares de fieis levando velas acessas seguiram em procissão pelas ruas da cidade, retornando para a Igreja Catedral. Durante o percurso, muitas pessoas de pés descalços demonstravam toda fé a Jesus Cristo e a Maria. A devota Maria dos Remédios Fontes, disse participar todos os anos da cerimônia.

“Todos os anos participo da procissão do senhor morto, para mim, é um momento de muita emoção porque percebemos tudo que Jesus passou para nos salvar”, disse cheia de emoção.

O Padre Chiquinho, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, ressalta que a celebração da Sexta-Feira da Paixão é uma das mais importantes da Semana Santa, visto que simboliza o momento em que Jesus entregou a vida para salvar a humanidade.

“Este é um momento de reflexão para todos nós. A procissão do Senhor Morto representa o caminho que o corpo percorreu até o túmulo. Nós cristão guardamos esse dia por que é o dia em que Cristo morreu por nós. Mesmo com toda a evolução humana, todos os anos contamos com a participação de tantas pessoas e podemos ver com isso o sentimento de gratidão”.

Neste sábado, 04, a Igreja lembra o Sepulcro do Senhor no silêncio. A comunidade católica é convidada a participar às 20h, da Vigília Pascal na Igreja Catedral, oportunidade em que haverá a renovação das promessas batismais. O mesmo evento acontece no mesmo horário nas Paróquias São Francisco de Assis, bairro Junco e São José Operário, bairro São José.

Já no domingo, ás 09h00, na Catedral de Picos haverá a Missa Pontifical da Páscoa e a partir das 17h00, a Grande Procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da Catedral e encerrando com a Santa Missa.

Fonte: Pascom Diocesana de Picos

Comentários