Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés reúne multidão na Catedral de Picos

Publicado em 10/12/2014
Por Edson Costa
174adf0355a11f867d024e03f9d2.jpg
174adf0355a11f867d024e03f9d2.jpg
Dom Plínio relembra gesto de Jesus ao lavar pés de doze pessoas/PASCOM

 

Centenas de fiéis participaram no final da tarde e inicio da noite desta Quinta-Feira Santa, 02 de abril, da Missa Solene da Ceia do Senhor e Lava Pés na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, onde celebrou-se a abertura do Tríduo Pascal, vivenciando os passos de Jesus na sua Paixão, Morte e Ressurreição.

 

A celebração foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges e pelo recém-nomeado, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, David de Sousa Barros.

Na cerimonia, o Bispo despojando-se das vestes sacerdotais repetiu o gesto de Jesus e lavou os pés de doze pessoas escolhidas no meio da comunidade prolongando o mandato de Jesus de servir e amar uns aos outros como Ele mesmo realizou.

O ato do Lava Pés tem um significado especial para os católicos no período da Semana Santa, pois relembra os últimos momentos de Jesus Cristo junto aos discípulos antes de ser preso e depois crucificado na Cruz.

Durante a manhã desta quinta-feira foi ainda celebrada a Missa do Santo Crisma. Na oportunidade houve a renovação das Promessas Sacerdotais, onde os sacerdotes, celebrando a unidade, renovaram com alegria as promessas para a missão que Deus os confiou.

Durante a cerimônia, Dom Plínio José, abençoou o Óleo dos Catecúmenos, que até a próxima Quinta-Feira Santa será usado durante a celebração do Sacramento do Batismo; o Óleo dos Enfermos, que é utilizado durante a unção das pessoas doentes e idosas e consagrou o Óleo do Crisma, usado após o Batismo de crianças, durante o Sacramento da Confirmação, Ordenação dos Sacerdotais e dos Bispos, bem como para consagrar os altares.

Padres da Diocese renovaram suas promessas sacerdotais

Nesta sexta-feira Santa a programação segue às 14h00 com Via-Sacra na Catedral e em seguida a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida o beijo da Cruz e procissão do Senhor Morto. No sábado os fiéis são convidados a lembrar do Sepulcro do Senhor em silêncio. Neste dia, a partir das 20h00, acontece na Catedral, a celebração da Vigília Pascal.

No domingo, às 09h00, acontece a missa Pontifical da Páscoa e a partir das 17h00, procissão com a imagem do Senhor Ressuscitado e a celebração da Santa Missa.


FONTE: Pascom Diocese de Picos

Comentários