A Lei 4.119 de 27 de agosto de 1962, que regulamenta a profissão de Psicólogo, completará em agosto de 2015, 53 anos.
Temos muito a comemorar. É tempo de celebrar o amadurecimento da profissão que avança cada vez mais na construção de uma prática profissional comprometida com os reais problemas da sociedade brasileira.
São inúmeras as contribuições que a psicologia pode dar à sociedade em relação à compreensão e transformação do mundo em que vivemos.
Nosso compromisso está presente no desejo de melhoria da qualidade de vida das pessoas, na Defesa dos Direitos Humanos, na posição Antimanicomial, na luta contra a violência e a Humilhação Social. A psicologia se fortalece, inclusive, como forte interlocutora na construção da cidadania em nosso país.
A discussão de temas aos quais estamos todos afetos, (violência, agressividade, exclusão social, preconceito) é imprescindível para a compreensão de modos de subjetivação. Não se pode subtrair aquilo que é uma experiência fundamental ao ser humano: O SOFRIMENTO PSÍQUICO.
A dimensão subjetiva, sobre a realidade do dia-a-dia tem pouco espaço, inclusive, na mídia. Para suprir essa lacuna, o Conselho Federal de Psicologia há alguns anos atrás, desenvolveu uma parceria com o Canal Futura para a produção de programas que tinham como finalidade divulgar a leitura da psicologia sobre problemas sociais importantes que enfrentamos no cotidiano. A parceria gerou uma série denominada: Não é o que parece. Os programas abordavam questões importantes como o trabalho, a memória, a identidade dos grupos sociais, o indivíduo e o coletivo, a hierarquização e a desigualdade social, a liderança, a violência e os conflitos entre razão e emoção.
...E assim caminha a Psicologia, consolidando-se a cada dia como Ciência do Comportamento e fincando morada aonde o Homem está.
Dificuldades na caminhada? Sim...muitas. Uma ciência que desmascara falsos juízos éticos, depara-se com entraves, diuturnamente...Mas, nada que impeça a caminhada dos que por ela fizeram opção de forma responsável e absolutamente consciente. Particularmente sou feliz no exercício dessa profissão, que posso dizer que se confunde com a minha respiração, tamanha é a minha identidade com ela.
Todos os psicólogos temos muito a comemorar... Sabemos também, que temos muito, muito mesmo, a fazer!
A VERDADE É QUE A PSICOLOGIA ESTÁ EM FESTA. PARABÉNS AOS PSICÓLOGOS DO PAÍS. UM ABRAÇO ESPECIAL AOS PSICÓLOGOS DO PIAUÍ, especialmente aos psicólogos de Picos. Todos os fóruns humanos comportam o nosso trabalho...Vamos lá?
*Graça Moura é Psicóloga formada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CRP 11/ 03068