Domingo, 13 de Outubro de 2024

Kleber Eulálio levanta documentação para concorrer ao TCE –PI

Publicado em 08/12/2014
Por Jailson Dias
4a29b202b57ed2e0b55fbe94a7f8.jpg
4a29b202b57ed2e0b55fbe94a7f8.jpg
Kléber Eulálio deve disputar vaga para o TCE/Edson Costa

Segundo informou por telefone o deputado estadual Severo Eulálio (PMDB), filho do prefeito Kléber Eulálio (PMDB), o seu pai esteve em Teresina se informando do edital e levantando a documentação necessária para concorrer à vaga em aberto do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Severo garante que a decisão ainda não foi tomada uma vez que o edital permanece aberto até o dia 15 de abril, podendo haver uma mudança de planos.

Apesar de nomes competitivos que também pleiteiam esse cargo no TCE como o advogado Jailson Campelo e o ex-deputado estadual, Mauro Tapety (PMDB), Kleber Eulálio levaria uma considerável vantagem devido a sua longa vida como parlamentar, possuindo um bom trânsito pelos círculos do poder. Severo Eulálio adiantou que o seu pai recebe o apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Temístocles Filho.

Quanto ao apoio do governador Wellington Dias (PT), ainda há um questionamento, no entanto, considera-se que em uma eventual vitória de Kléber Eulálio (PMDB) a prefeitura de Picos cairia no colo do PT, sonho antigo do Partido dos Trabalhadores, isso pode vir a acontecer.

Caso confirme a sua candidatura o prefeito Kleber Eulálio poderá se manter no cargo enquanto disputa a vaga. A renúncia aconteceria apenas em uma eventual vitória.

O edital para a vaga de conselheiro do TCE foi divulgado no Diário Oficial do Legislativo, Diário Oficial do Piauí e no site da Assembleia Legislativa do Piauí, que procederá com a escolha. Além das cópias de todos os documentos o candidato precisa ter mais de 35 anos e menos de 65, ser brasileiro, possuir reputação e idoneidade moral ilibada e 10 anos de prestação de serviços públicos.

Após encerradas as inscrições a Assembleia Legislativa montará uma comissão formada por dois deputados indicados pelo presidente Temistocles Filho e dois procuradores que analisarão o currículo dos candidatos. As candidaturas deferidas serão divulgadas acontecendo em seguida uma sabatina na assembleia. Todo esse processo deve durar pelo menos 30 dias.

A vaga para o Tribunal de Contas do Piauí foi aberta com a aposentadoria compulsória do conselheiro Anfrísio Lobão, ainda em outubro de 2014. Ele havia completado 70 anos, idade limite para permanência no TCE. O cargo é um dos mais ambicionados do Piauí uma vez que é vitalício e oferece um rendimento mensal de R$ 35 mil, sem mencionar a influência política.

Comentários