Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

Semana Santa reúne multidão de fiéis em Picos

Publicado em 08/12/2014
Por Edson Costa
721b8cc93d4a50c53f8713b4999c.jpg
721b8cc93d4a50c53f8713b4999c.jpg
Fiéis durante procissão no Morro da Aerolândia /Cleuma Silva

Mantendo uma tradição de muitos anos, a comunidade católica picoense vem acompanhando toda programação em torno da Semana Santa deste ano. Celebrada entre os dias 29 de março e o dia 05 de abril, a Semana Santa relembra a Paixão, a Morte e a Ressureição de Jesus Cristo. Em Picos toda programação é coordenada pela Diocese de Picos com o apoio das três paróquias da cidade. 

A Semana Santa foi aberta oficialmente dia 29, com a celebração de Domingo de Ramos e se encerra no domingo de Páscoa com a procissão do Senhor ressuscitado e a Santa Missa. No primeiro dia os fiéis saíram em procissão da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus com destino a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.

Celebração de Domingo de Ramos

Antes, no dia 27 de março, milhares de fiéis participaram da celebração de sexta-feira de Passos. Os católicos saíram em peregrinação das três paróquias até a Praça Justino Luz onde aconteceu o encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Jesus. Em seguida foi celebrada uma missa no adro da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

Sexta-feira de Passos reuniu multidão

Na segunda-feira houve a tradicional Via-Sacra no Morro da Aerolândia e em seguida missa e confissão individual na Igreja Matriz do Bairro. Ontem, terça-feira, houve confissões comunitárias e missa.

Na quarta-feira, 1º de abril, a partir das 8h00, uma missa para os enfermos e idosos foi celebrada. Às 18h00, Via-Sacra e logo depois missa. Já na quinta-feira, às 08h00, será celebrada a Missa Solene do Santo Crisma e as 17h00, a missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. A partir das19h00 haverá Adoração ao santíssimo Sacramento e, às 22h00, a Procissão do Fogaréu saindo da Igreja do Bairro São José encerrando com adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral.

Na sexta-feira Santa a programação segue às 14h00 com Via-Sacra na Catedral e em seguida a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida o beijo da Cruz e procissão do Senhor Morto. No sábado os fiéis são convidados a lembrar do Sepulcro do Senhor em silêncio. Neste dia, a partir das 20h00, acontece na Catedral, a celebração da Vigília Pascal.

No domingo, às 09h00, acontece a missa Pontifical da Páscoa e a partir das 17h00, procissão com a imagem do Senhor Ressuscitado e a celebração da Santa Missa.

“Esta Semana, no sentido cristão, podemos dizer que é a maior semana do ano, com isso não podemos desperdiçar. É hora de se voltar para este momento porque quem sabe seja a semana da mudança em nossas vidas. Nosso Senhor nos espera e que caminhar conosco”, ressaltou Dom Plínio José durante a abertura da Semana Santa.

Comentários