Domingo, 13 de Outubro de 2024

Corpo de Barros Araújo já está na Câmara de Vereadores de Picos

Publicado em 08/12/2014
Por Marta Soares
0a77ccb29ff58244708f26b2695a.jpg
0a77ccb29ff58244708f26b2695a.jpg
Barros Araújo/Reprodução

Atualizado às 12h30

O corpo do ex-prefeito de Picos, Barros Araújo, já se encontra na Câmara Municipal de Picos. O ex-prefeito de Picos, Antônio de Barros Araújo, faleceu nesta terça-feira, dia 31, em Teresina. Ele estava em sua casa em Teresina quando faleceu. Ex-prefeito de Picos e ex-deputado estadual por cinco mandatos, Barros Araújo, tinha 80 anos de idade e sofria de esclerose lateral amiotrófica.

:::: Ex-prefeito de Picos, Barros Araújo, será velado na Câmara Municipal de Picos

O ex-prefeito de Picos, Antônio de Barros Araújo, faleceu nesta terça-feira, dia 31, em Teresina. Ele estava em sua casa em Teresina quando faleceu. Ex-prefeito de Picos e ex-deputado estadual por cinco mandatos, Barros Araújo, tinha 80 anos de idade e sofria de esclerose lateral amiotrófica.
 
Segundo informações que já circulam na imprensa estadual, o velório de Barros Araújo acontece, a princípio, na sede do TCE, zona Sul de Teresina, depois no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Piauí. No início da tarde o corpo será transladado para Picos e velado no plenário da Câmara de Vereadores. O sepultamento acontecerá no Cemitério São Pedro de Alcântara, no final da tarde.
 
Perfil
De tradicional família política picoense, Antônio de Barros Araújo era filho de Joaquim Antônio de Araújo e Maria Alvina de Araújo. Era natural de Picos, onde nasceu no dia 3 de setembro de 1934. Foi tabelião, advogado, professor, empresário e um dos mais influentes homens públicos deste município.
 
Barros Araújo começou sua vida pública pela UDN e depois migrou para a Arena, partido que dava sustentação ao governo militar. Foi eleito prefeito de Picos em 15 de novembro de 1970 e governou o município de 31 de janeiro de 1971 a 30 de janeiro de 1973. Tinha como vice-prefeita a comerciante Teresa Lêda Luz Costa.
 
Após encerrar o mandato de prefeito de Picos, Barros Araújo foi eleito deputado estadual em 1974 e reeleito em 1978, 1982, 1986 e 1990. Após a reforma política ele ingressou no PDS e anos depois se filiou ao PFL. Foi secretário estadual de Justiça no governo Freitas Neto e antes de concluir o último mandato, renunciou à cadeira na Assembleia Legislativa para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
Quando exercia o seu primeiro mandato de deputado estadual em 1976, Barros Araújo concorreu à Prefeitura de Picos mais uma vez, porém, nesta oportunidade não conseguiu êxito. Ele foi derrotado nas urnas pelo advogado Severo Maria Eulálio (MDB), que era pai do atual prefeito da cidade, Kléber Eulálio (PMDB).
 
Nas eleições municipais de 2012, Barros Araújo apoiou à candidatura do Kléber Eulálio (PMDB), que acabou vencendo o pleito. O ex-prefeito participou da convenção que homologou a candidatura de Kléber e discursou.

Antônio de Barros Araújo era pai do conselheiro do TCE, Joaquim Kennedy Nogueira Barros e irmão do ex-prefeito de Picos, Abel de Barros Araújo. Empresário de comunicação era sócio proprietário da FM Cidade Modelo e dono do Cartório do 3º Ofício de Picos. O prefeito Kléber Eulálio decretou luto oficial por três dias.

 

Comentários