Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Veja registros das cheias em sete municípios da região

Publicado em 04/12/2014
Por Marta Soares
426eb1bbaddbadc3cdccaadbde2e.jpg
426eb1bbaddbadc3cdccaadbde2e.jpg
Passagem molhada transbora em Itainópolis/Cidades na Net

 

Municípios do semiárido piauiense, que estavam em sua maioria em estado de emergência por conta da seca, agora registram cheias após registrar fortes chuvas durante o final de semana.

Caridade do Piauí
No município, rios e riachos estão cheios. Na madrugada desta segunda-feira, 23, a barragem Poço de Pedra, localizada no povoado Ingazeira, zona rural do município, transbordou com intensidade.

Francisco Macedo
O Rio Curimatá, que deságua na barragem de Estreito, uma das maiores e mais importantes do Piauí, amanheceu com cheia. Uma boa notícia, tendo em vista a recuperação do volume de água da represa, que estava baixo.

Belém do Piauí
De sábado até a madrugada desta segunda-feira, 23, o município de Belém do Piauí registrou 142 milímetros de chuva, segundo informou o secretário municipal de Agricultura, Luís José de Carvalho. A barragem de Caboclo, que estava completamente seca, está com metade de sua capacidade total.

Massapê do Piauí
O município registrou um grande volume de chuvas desde o último sábado (20). Segundo populares, algo que não se via há cerca de 10 anos. A última grande cheia registrada em Massapê foi no ano de 2004.

Com a cheia do Rio Boa Esperança, a barragem Dr. Hildo Diniz, a maior represa do município, situada na localidade Caraíbas, transbordou na madrugada desta segunda-feira, 23, pela quinta vez desde a sua construção. A água da barragem de Caraíbas deverá abastecer a população da cidade de Massapê. Mais de 4 milhões de reais estão sendo investidos na construção do sistema adutor.

Também transbordaram as barragens de menor porte situadas nos povoados Abóbora e São Francisco, ambas construídas no leito do Rio Boa Vista.

As chuvas danificaram estradas e deixaram comunidades isoladas, como os povoados Abóbora, Peixe e São Francisco. Na localidade Angical, distante 6 km da sede, mesmo com a existência de uma passagem molhada, o tráfego de veículos foi interrompido.

Outra preocupação no município é com a rodovia estadual PI 461, principal via de acesso à cidade de Massapê. O riacho Casa de Pedra registra um grande volume de água e os boeiros ao longo da rodovia tem sido insuficiente para a passagem da água, que já chega a comprometer a estrutura em alguns pontos.

Padre Marcos
Uma barragem situada na cidade de Padre Marcos, na saída para o município de Simões, também está transbordando com intensidade. Internautas enviaram imagens do local.

Itainópolis
O portal Cidades na Net também recebeu imagens do Rio Itaim, no município de Itainópolis.

Simões
No município, diversas barragens e açudes transbordaram após as fortes chuvas registradas nos últimos dias. Dentre outras, as represas da Fonte Velha, do Sítio João de Sousa, Alecrim dos Arnaldos e Baixa Grande.

Cidades na Net

Comentários