Na alegria do Ano Jubilar, a Diocese de Picos celebra no dia 21 de março, às 19:00h, na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios a Ordenação Diaconal de Marcos Roberto Vieira, Antônio Ismael de Holanda e Edivaldo dos Santos Silva, que juntos, receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem.
Os três candidatos ao diaconado concluíram o 4º ano de Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí- ICESPI, em Teresina. Atualmente, estão na Diocese em pleno contato com o Bispo, com o povo de Deus e com as atividades pastorais.
Marcos Roberto Vieira nasceu em 07 de outubro de 1981, na localidade Baixa Grande, Município de Paulistana – PI, filho de Osvaldina Joana Vieira e Amadeu Eleotério Vieira. Depois de uma valiosa experiência nas pastorais e movimentos, no dia 14 de março de 2007, ingressou no Seminário Menor São José de Picos. Em fevereiro de 2008, deu inicio ao curso de Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, onde fez também o estudo da Teologia, residindo em Teresina no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, no período de 2008 – 2014.

Antônio Ismael de Holanda nasceu no dia 01 de agosto de 1980, no Povoado Samambaia, em Picos, filho de Ismael Tibúrcio de Holanda e Ana Martina de Holanda, ambos lavradores. Após uma experiência forte do encontro com Cristo meditando seus ensinamentos e uma atuação intensa no grupo de jovens na paróquia São Francisco de Assis, decidiu entrar no seminário.

Edivaldo dos Santos Silva é natural da comunidade Capitão de Campos, município de Picos, filho de José Aristarco e Maria de Jesus, a partir da vivência na comunidade cristã, participando de forma mais ativa da vida de Igreja, ajudando nas celebrações, catequese e encontros de formação sentiu o chamado de Deus. Ingressou no Seminário Menor em Picos, em 2005, permanecendo por três anos. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, em Teresina, no período de 2008 a 2014.

O diaconado é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que está ligado ao bispo, colaborando diretamente nas funções por ele designadas. Durante os próximos seis meses que antecedem a ordenação presbiteral os “neo” diáconos atuarão em algumas paróquias da diocese, exercendo as funções que cabem ao período do diaconado.