Aprendi, com muita clareza, que Deus não criou nenhum dos filhos para a miséria, para o sofrimento, para a guerra, nem para os morticínios... Nem para a morte prematura, imagino....A todos nós foi dado por Deus, o direito de nascer e viver plenamente...
Lamentavelmente muitos de nós, morremos antes mesmo de termos nascido verdadeiramente...
Sem contar com os que literalmente morrem de enfartos, doenças incógnitas, acidentes!
Eu e minha querida Picos temos acompanhado nesses últimos dias, tantas mortes... parte delas, prematuras... Não posso negar: Sofro muito com a morte. Sempre sofri. Desconfio que não aprendi (e nem sei se ainda aprenderei) a lidar com ela.
Nesses últimos meses, assitindo de longe e discretamente alguma delas, tenho me perguntado: O que essas mortes súbitas, principalmente as prematuras nos ensinam?
Admirava em vida alguns dos que se foram, e lamentei profundamente a partida deles, as suas mortes! Solidarizo-me com os familiares e rezo todos os dias pelos que ficaram por aqui cheios de dor e de saudade!
Tomara que seja o espírito dos que se foram mais generoso que a matéria... Fico sonhando com a possibilidade deles poderem decretar, de lá, o que de bom necessitamos nós que por aqui ainda ficamos...E sonho sobretudo com a possibilidade de que possam decretar, de lá para cá, o fim da miséria humana!!!
Já imaginou se pudessem anunciar de onde estão, o fim das armas de destruição, das leis que não funcionam, dos preconceitos que promovem atraso, o fim da desunião, do desrespeito, da humilhação proposital, do descaso que fere e, sobretudo, da ruindade que reina em alguns fóruns humanos?...
Ah, se Deus delegasse a eles, o direito de anunciarem, de onde estão, o que o nosso povo quer e precisa: Uma nova ordem!
Eu sei e vocês que me leem sabem, que todos os seres humanos da face da terra, sem exceção têm o sagrado direito de VIVER, e não apenas SOBREVIVER...E queremos, claro, que ninguém se vá prematuramente...Torçamos, portanto, pela longevidade de todos!
Mas, fico aqui pensando: quem sabe tenham vocês precisado morrer para que muitos possam renascer! Quem sabe? Que tal pensar nisso?
Graça Moura
Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Pernambuco.
CRP – 11/03068