Sábado, 05 de Outubro de 2024

Mototaxistas articulam fundação de nova entidade em Picos

Publicado em 03/03/2013
Por Jailson Dias
24ee930d020cc495feeefd379f92.jpg
24ee930d020cc495feeefd379f92.jpg
Jailson Dias /Jailson Dias

Um grupo de mototaxistas de Picos está articulando a fundação de uma nova entidade que represente a categoria. Denominada de Sindicato dos Mototaxistas de Picos (SINDIMOTAPI), a organização promete representar a categoria e fazer valer os direitos de uma classe que conta com pelo menos 575 trabalhadores cadastrados junto ao Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Trabalhando como mototaxista há 11 anos, Everaldo Barros da Silva, 33, declarou que chamou para si essa responsabilidade de fundar uma nova entidade por entender que a categoria precisa de representatividade e transparência. “Eu tomei a iniciativa de tentar montar um sindicato para unir a classe, porque é uma classe sofrida, que não tem apoio de nenhum dos lados”, declarou.

Baseado na sua experiência profissional Everaldo Barros disse saber o que a categoria precisa, dessa forma buscou informações junto ao Sindicato dos Mototaxistas do Piauí (SIMESPI). “Eu testou me expondo e me colocando a frente da classe para poder ajudar e trazer um novo resultado, dessa vez com transparência”, enfatizou.

A nova entidade já conta com 120 mototaxistas que se mostraram interessados e cadastrados junto ao sindicato. No entanto, Everaldo Barros disse que ainda há resistência por parte de muitos mototaxistas picoenses em decorrência da experiência anterior com a ASMOTAPI, que se encontra desativada.

O assessor jurídico do SINDIMOTAPI, advogado Gleuton Portela, informa que no dia 02 de março acontecerá a reunião de fundação do sindicato, na Câmara Municipal de Picos, a partir das 19h00, consequente eleição da diretoria e conselho fiscal e elaboração da ata a ser registrada em cartório.

Até o momento uma única chapa registrou candidatura para concorrer a presidência da entidade, ela é encabeçada pelo Everaldo Barros. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial da União e está sendo divulgado através da imprensa.

Para concorrer à presidência do SINDIMOTAPI Gleuton Portela explica que uma série de condições devem ser atendidas, dentre elas ser mototaxista regularizado junto a Prefeitura Municipal de Picos dispondo de alvará expedido já em 2013.

“Terá direito a voto, desde que com alvará, agente não pode permitir que qualquer pessoa chegue se dizendo mototaxista e ter direito ao voto, inclusive só poderá filiar-se se for mototaxista”, explicou o advogado.

Além da assessoria jurídica a nova entidade estuda a possibilidade de oferecer serviços odontológicos para os filiados e garantir o fornecimento dos coletes. Posteriormente o Sindicato poderá criar comissões de fiscalização para garantir que nenhum mototaxista clandestino circule pelas ruas da cidade.

“E denunciar junto ao Departamento Municipal de Trânsito que terá força de polícia, e até mesmo o sindicato tem força de fazer a denúncia junto ao órgão policial competente. Quem não tiver a credencial,se um terceiro pegar a motocicleta de um mototaxista, ele vai responder a um processo administrativo, terá direito a ampla defesa e ao contraditório, mas poderá ter o seu direito suspenso por um determinado período”, explicou.

 

Comentários