Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Santana do Piauí poderá criar sistema de previdência própria

Publicado em 28/10/2014
Por Jailson Dias
dbeefce51771a2c81f6460480dfc.jpg
dbeefce51771a2c81f6460480dfc.jpg
Prefeito de Santana do Piauí/Jailson Dias

Ainda no mês de janeiro o prefeito de Santana do Piauí, José Ricardo Gonçalves (PMDB), participou de uma reunião no município de Vila Nova do Piauí para debater o sistema de previdência própria dos municípios piauienses. Também compareceram ao evento os secretários das pastas econômicas: Administração, Gilmar Rodrigues; Finanças, Ridalvo José (Maninho) e Controladoria, Amaury Henrique.

Representantes dos municípios de Pio IX, Massapê do Piauí, Picos, Vera Mendes e Paulistana também estiveram presentes. As conversações foram conduzidas pela empresa de Serviços e Consultoria em Previdência (SERCONPREV), que já assessora algumas administrações municipais pelo Piauí.

Segundo informou Ricardo a principal vantagem de um sistema de previdência local seria que os recursos circulariam dentro do próprio município, ao invés de serem revertidos integralmente para a União. Com isso as administrações ficariam menos dependentes do governo federal e poderia dar sequência e iniciar novas e obras e melhorar a prestação de serviço à população.

Os servidores efetivos, que poderiam ser contemplados por esse sistema, decidiriam se desejariam ou não participar da previdência própria. Para explicar-lhes como funciona o prefeito Ricardo declarou que pretende convidar a empresa a ir até Santana do Piauí para explanar sobre o assunto.

Ele enfatiza que a administração desses recursos da previdência própria não ficaria a cargo da administração municipal, mas de uma gerência específica. Esta seria eleita em um processo eleitoral que não coincidisse com as eleições municipais, garantindo a sua isenção. A utilização de qualquer recurso para a realização de benfeitorias seria possível apenas se as contas do município estivessem em dias, dependendo, portanto, de uma liberação bancária.

Assim como acontece em todo grande projeto a previdência própria poderia ser instalada apenas com a aprovação pela Câmara Municipal. A proposta também será debatida com os vereadores.

Comentários