Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Saúde de São Luís do Piauí debate com população assuntos sobre Hanseníase

Publicado em 25/10/2014
Por Edson Costa
e1b478b264f0a7387e153374d68c.jpg
e1b478b264f0a7387e153374d68c.jpg
Secretária de saúde, Raimunda, durante encontro/ASCOM

 

A Secretaria de Saúde de São Luís do Piauí realizou nesta semana uma programação voltada para os cuidados com a Hanseníase. A programação teve início com uma capacitação para os profissionais de saúde do município, com o objetivo de ampliar conhecimentos e qualificar os participantes sobre as formas de como fazer o diagnóstico correto da hanseníase, noções sobre a prevenção de incapacidades, entre outras ações voltadas para a o tratamento. 

Dando seguimento, a população participou de uma palestra informativa, onde a maioria dos participantes não conhecia a doença, mas saíram com a missão de transferir as informações adquiridas aos seus amigos e familiares.

No terceiro dia da programação, no Posto de Saúde, a enfermeira e o médico realizaram avaliações em busca de diagnosticar casos de Hanseníase.

“Nosso objetivo foi divulgar os sinais da doença para que a população e os funcionários fiquem vigilantes, assim poderemos iniciar o tratamento a tempo de nossos cidadãos não serem atingidos pelas incapacidades físicas que esta doença causa.” Disse a Coordenadora da Atenção Básica, Marcy Rabelo.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas como: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. Acomete homens e mulheres de qualquer idade e pode causar deformidades físicas que podem e devem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

Comentários