A professora Maria Bernadete de Carvalho Almondes tomou posse como gerente interina da 9° GRE de Picos no dia 26 de janeiro. Apesar de ser filiada ao PT desde 1986, Bernadete faz parte dos quadros de servidores da gerência há 20 anos, preenchendo, portanto, requisitos políticos e técnicos. Nos últimos sete anos ela ocupava o cargo de coordenadora administrativa. Nesse início ela frisa que a sua prioridade é a sequência das matriculas para que as aulas tenham início do mês de março.
Nos seus primeiros dias à frente da gerência a GRE tem passado por uma mudança temporária, enquanto a sede é reformada. Os serviços da gerencia voltarão ao normal a partir de 02 de fevereiro na Escola Normal Oficial de Picos (ENOPI), localizada na rua São Sebastião – Centro.
Ela também falou sobre as escolas cujas obras estão paralisadas desde a administração Wilson Martins (PSB). Uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) já veio a Picos analisar como se encontram essas obras e a possibilidade de retomá-las.